Lucas Moraes é campeão mundial de rally-raid 2025, batendo Al-Attiyah no último dia do Rally do Marrocos
Piloto da Toyota se torna o primeiro brasileiro campeão mundial em uma disciplina de rally na história

É do Brasil! Em uma disputa frenética até os últimos metros do Rally do Marrocos, Lucas Moraes conquistou os pontos necessários para bater Nasser Al-Attiyah, pentacampeão do Dakar e príncipe do Catar, faturando o título do W2RC, o Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA, tornando-se o primeiro brasileiro campeão mundial no mundo do off-road.
O W2RC surgiu em 2022 em um esforço coletivo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para criar um campeonato mundial em torno do Dakar e demais provas de rally-raid do mundo. A temporada 2025 contou com cinco etapas, começando com o Dakar e passando por Abu Dhabi, África do Sul e Portugal antes da grande final no Marrocos.
Em seu segundo ano como piloto oficial da Toyota, Lucas teve um Dakar difícil junto do navegador Armand Monleón, terminando apenas na 15ª posição entre os pilotos do W2RC, mas o brasileiro conseguiu se recuperar com uma grande sequência, terminando com o segundo lugar em Abu Dhabi, o terceiro na África do Sul e a vitória em Portugal, no mês passado.
Com isso, Moraes, que faz parte da quarta geração da família Ermírio de Moraes, herdeiro do Grupo Votorantim, chegou ao Marrocos em terceiro no Mundial mas a apenas 10 pontos do líder Attiyah e com um a menos que o segundo colocado, Hank Lategan. Lucas entregou mais uma performance consistente, aproveitando-se de um problema do príncipe do Catar ainda no primeiro dia de rally.
Com pontos sendo distribuídos ao final de cada especial, o brasileiro conseguiu se aproximar aos poucos, chegando no último dia do evento na vice-liderança, a apenas cinco tentos de Al-Attiyah: 169 x 164. A disputa desta sexta-feira era dupla, com a realização do quinto e último estágio, além do power stage. Por isso, além dos cinco pontos distribuídos para o vencedor do estágio, haviam mais três em jogo para o trecho final, de apenas 30km de extensão.
A pontuação final foi suficiente para Lucas virar o jogo e terminar com o título, encerrando o domínio de Al-Attiyah, que era o único campeão do W2RC desde sua criação. Moraes já havia terminado o campeonato de 2024 na terceira posição.
Com isso, Moraes coroa seu melhor ano no cenário internacional desde sua estreia no Dakar, em 2023, quando terminou com a terceira posição no geral, chamando a atenção da Toyota, que o contratou para seu programa de rally-raid a partir da temporada 2024, quando conquistou o tricampeonato do Sertões.
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.