"Visionário", "lenda", "inspiração": Mundo do esporte a motor presta homenagens a Ken Block
Tributos vieram de todos os lados do mundo do esporte a motor

Pouco após a confirmação da morte de Ken Block em decorrência de um acidente com uma moto de neve na segunda-feira, aos 55 anos, as homenagens ao americano dominaram as redes sociais, com grandes nomes do esporte a motor o classificando como "visionário", uma "verdadeira lenda" e uma "inspiração".
Multicampeão mundial de rally, Sebastien Ogier competiu ao lado de Block durante as aparições esporádicas do americano no WRC entre 2007 e 2008, tendo como melhor resultado um sétimo lugar no Rally do México em 2013.
"Uma notícia trágica", escreveu. "Ken era um visionário, apaixonado e inspirador. Ele sabia como ninguém como combinar automobilismo e um espetáculo. Ele viveu plenamente sua vida e nunca esquecerei seu sorriso e risada".
Outra lenda do WRC, Sebastian Loeb, que está no momento na Arábia Saudita competindo no Dakar publicou um "Descanse em paz lenda", com muitos outros nomes do rally descrevendo o americano como uma lenda.
"Nosso esporte perdeu um grande homem hoje. Ken era um visionário e uma verdadeira lenda que inspirou muitos de nós. Descanse em paz Ken", escreveu Ott Tanak, campeão de 2019 do WRC.
Já o ex-piloto da M-Sport no WRC, Gus Greensmith, destacou como que a trajetória de Block terá um impacto em gerações futuras do rally.
"O impacto que ele deixou no automobilismo será sentido nas próximas gerações. Um visionário e um pioneiro de tudo envolvendo a Hooning, há apenas um Ken Block. Meus sentimentos à família".
A equipe M-Sport, pela qual Block correu em 2018, escreveu: "O trabalho e a paixão de Ken pelo esporte tocou a imaginação de centenas de milhões ao redor do mundo. Ele era uma força criativa que ajudou a redefinir nosso esporte".
O WRC também publicou um belo tributo, agradecendo Block por "inspirar milhões" através de sua paixão pelo esporte.
"Um verdadeiro visionário com uma paixão por tudo que era extremo, o piloto de 55 anos viveu um sonho que muitas pessoas podem apenas imaginar. Ao fazer isso, ele inspirou milhões a seguirem suas paixões pelo automobilismo", diz o tributo o WRC.
Durante sua carreira, Block se tornou sinônimo de Ford, com a marca frequentemente representada em seus vídeos Gymkhana, enquanto suas aparições no WRC eram feitas a bordo do Focus ou do Fiesta.
"Perdemos uma lenda hoje com Ken Block", diz o comunicado da Ford Motor Company publicado pelo CEO Jim Farley.
"Ken inspirou gerações de entusiastas do automobilismo, e nesse processo ele nos inspirou a todos na Ford também. Ele era realmente único, um inovador, piloto talentoso e um gênio do marketing. Ken personificou a felicidade de pilotar, do drift e das corridas. Ele tinha uma imaginação sem fronteiras para criar carros especiais e momentos especiais".
"Nosso coração está com sua família neste momento, e estamos de luto pela sua perda junto com a comunidade que ele alimentou com sua visão e espírito".
Mais recentemente, a carreira de Block no rally o levou às máquinas da Hyundai, guiando um i20 N WRC no vice-campeonato do americano de rally.
"Um entusiasta e uma pessoa do entretenimento, ele capturou a imaginação de múltiplas gerações, levando as corridas e o rally a novas audiências, sempre com um sorriso e uma abordagem simples apesar de seu status de estrela. Todos sentiremos sua falta", diz o comunicado da Hyundai Motorsport.
Block deixou um legado que vai além do rally, sendo apreciado por todo o mundo do esporte a motor. Mohammed ben Sulayem, presidente da FIA, e também ex-piloto de rally, classificou o americano como "um grande homem do nosso esporte".
"Fico triste por saber da morte de meu amigo Ken Block. Uma inspiração para todos nós e um verdadeiro homem do esporte. Os pensamentos e preces da FIA estão com sua família e amigos neste momento difícil. Descanse em paz".
O campeão de 2009 da Fórmula 1, Jenson Button, e o piloto da Alpine Esteban Ocon também prestaram seus tributos a um talento "único".
"Estou em choque pela morte de Ken Block", escreveu Button. "Um talento enorme que fez muito pelo nosso esporte. Ele era um verdadeiro visionário com seu estilo único e sorriso contagioso. Nosso esporte perdeu um de seus melhores hoje mas, mais importante, um grande homem".
Ocon acrescentou: "Perdemos uma lenda do esporte hoje. Obrigado Ken por compartilhar sua paixão pelas corridas pela forma como fez".

Ken Block, Alessandro Gelsomino, Ford Escort
Photo by: McKlein / Motorsport Images
ÚLTIMO GP de Clark; Hill e P. Rodríguez, datas BIZARRAS e +: corridas da F1 em fins de ano
Podcast Motorsport.com debate os piores do ano na F1 2022
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.