Confederação confirma desclassificação de Zonta, mas não divulga pontuação da Stock
Confederação Brasileira de Automobilismo confirmou informação apurada em primeira mão pelo Motorsport.com. Punição foi por conta da pinça de freios
A Confederação Brasileira de Automobilismo confirmou à Stock Car, na manhã desta sexta-feira, a desclassificação de Ricardo Zonta das corridas 1 e 2 da etapa do Velo Città. A informação foi divulgada em primeira mão pelo Motorsport.com na tarde desta quinta e implica alteração da classificação do campeonato. O gancho foi motivado por uma irregularidade na pinça de freios do carro pilotado pelo ex-Fórmula 1.
Segundo a assessoria da categoria, porém, a CBA ainda não informou a nova pontuação da temporada 2019, que terá mais duas etapas neste domingo, em Goiânia. A própria Stock recebeu a confirmação apenas na manhã desta sexta, após algumas horas de incerteza. A notícia veio à tona no fim da tarde da quinta, quando os pilotos foram informados da desclassificação no briefing.
Com isso, o triunfo de Zonta na corrida 2 em Mogi Guaçu é herdado por Rubens Barrichello. Foi a quarta vitória recente que o piloto da Shell perdeu por conta de ganchos na categoria: na penúltima etapa de 2018, em Goiânia, o paranaense foi punido sob a alegação de que utilizou peças irregulares na suspensão; no mesmo ano, alguns meses antes, em Campo Grande, Zonta teve vitória anulada por entrar na zona dos boxes durante vigência de safety car. Em 2017, em Tarumã, o ex-F1 perdeu o triunfo por conta de problema no tanque de combustível.
Com a desclassificação de Zonta da rodada dupla no interior paulista, boa parte dos pilotos que participaram da etapa no Velo Città somaram mais pontos na tabela. A segunda prova em Mogi Guaçu tem agora Barrichello, da Full Time, como vencedor. O experiente piloto também deve ser confirmado como novo líder do campeonato com 64 pontos, dois à frente de Daniel Serra, o antigo ponteiro.
EQUIPE SHELL V-POWER
Procurada pela reportagem do Motorsport.com na quinta, a equipe de Ricardo Zonta respondeu que os comunicados oficiais da Stock Car acontecem pelo site da cronometragem, que até então não indicou qualquer mudança no resultado da corrida do Velo Città. A Shell V-Power convocou entrevista coletiva com seu advogado, Zonta e o chefe da escuderia, Thiago Meneghel, às 15h desta sexta em seu box em Goiânia.
Outro argumento citado pela equipe é que o próprio site da categoria não mudou o resultado. Se receber qualquer comunicação conforme as normas da Confederação Brasileira de Automobilismo, a Shell V-Power levará o caso às esferas jurídicas para fazer a vitória conquistada na pista por Ricardo Zonta prevalecer pelo próprio mérito.
COMO FICARÁ A CLASSIFICAÇÃO?
Com a mudança no resultado do Velo Città, o top-10 da Stock Car deve ter: Rubens Barrichello (64 pontos), Daniel Serra (62), Ricardo Maurício (56), Felipe Fraga (50), Thiago Camilo (49), Gabriel Casagrande (49), Allam Khodair (33), Marcos Gomes (30), Cesar Ramos (27) e Gaetano di Mauro (27).
STOCK CAR 40 ANOS
A temporada atual da Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, é histórica. Trata-se do quadragésimo ano da competição. Veja abaixo uma galeria de carros de todos os campeões com o vencedor de cada ano.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.