Coluna do Átila Abreu: A personalidade de Cascavel
Na coluna desta semana, o piloto da Stock Car Brasil fala das características desafiadoras da pista que será o palco da etapa do próximo fim de semana
O que vocês diriam de uma pista de retas curtas, com 3 km de extensão apenas e na qual o Stock Car completa o percurso inteiro sem nem mesmo colocar sexta marcha?
Imagino que a resposta natural para essa descrição seria “é um circuito travado”. Certo?
Errado.
Estamos falando de Cascavel, a pista de maior velocidade média do ano. A pista que tem a curva mais desafiadora do calendário. Aqui um Fórmula 3, por exemplo, completa a volta toda andando acima dos 200 km/h de média. No caso do Stock Car, mais pesado, a velocidade média fica na casa de 178 km/h.
Outra configuração única desse circuito é seu traçado, com apenas uma curva para a direita e todas as outras para esquerda. Destaque para o Bacião, como é conhecida a curva 1, uma longa tomada à esquerda, com entrada em descida, na qual o carro fica quase 10 segundos contornando em velocidades superiores a 170 km/h.
Some-se a isso um piso um tanto ondulado, subidas e descidas e áreas de escape que não perdoam escapadas. E temos os ingredientes para um grande espetáculo neste fim de semana.
Por sua “personalidade”, o Autódromo Zilmar Beux exige muito dos carros, tanto na parte mecânica quanto na tração. Logo, os pneus também sofrem um tanto, trabalhando normalmente em temperaturas bem altas.
Então chegar ao melhor acerto aqui é um desafio, pois estamos falando de uma pista de características tão singulares, que as referências e soluções colhidas em outros circuitos provavelmente não vão ser tão úteis em colocar o carro rápido em Cascavel.
E ainda temos previsão de chuva para embaralhar mais ainda o cenário do fim de semana...
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.