Stock Car Tarumã

Galvão, Marina Ruy Barbosa e mundo do automobilismo lamentam morte de Xandy Negrão

Piloto e empresário morreu na última quarta-feira (24) aos 70 anos

WhatsApp Image 2023-05-24 at 13.13.39

A morte do piloto e empresário Xandy Negrão aos 70 anos na última quarta-feira (24) rendeu diversas homenagens nas redes sociais. Além das categorias pelas quais correu, como a Stock Car e a Porsche Cup, celebridades como o narrador Galvão Bueno e a atriz Marina Ruy Barbosa, que foi casada com o filho de Negrão, também falaram sobre o piloto.

Em um post feito pela Stock Car homenageando Negrão com uma matéria feita em 2002 para o Globo Esporte com o então repórter Tadeu Schmidt, o narrador deixou um comentário sobre o piloto:

Leia também:

"Piloto dos bons!!", escreveu. "Grande cara!! Amigo querido!! Vai certamente brilhar em outra dimensão".

Marina, que foi casada por três anos com Xandynho Negrão, filho de Xandy, publicou uma foto com o piloto em suas redes sociais lamentando a morte:

"Te amo para sempre. Obrigada por cada momento, cada abraço, ligação... Você viveu intensamente e marcou este mundo. E eu te admiro e te respeito".

O ex-piloto da Ferrari na Fórmula 1 Felipe Massa também lamentou a morte de Xandy. Em um post nas redes sociais, falou sobre as memórias com a família Negrão: "Lembro quando estava andando no mini buggy em sua casa, quando tinha cinco anos. Você chamou meu pai e disse: 'esse menino leva jeito!'".

 

Ex-F1 e atual campeão da Stock Car, Barrichello fez uma homenagem a Negrão no Instagram: "Lembrarei sempre do teu humor e das risadas. Obrigado por tudo que fizeste pelo nosso automobilismo. Descanse em paz".

Categoria pela qual fez história no automobilismo brasileiro, com quatro vice-campeonatos nos anos 1990, a Stock Car chamou Negrão de "um competidor duro, mas sem perder a alegria. Brincalhão, mas sempre profissional".

 

Outra categoria na qual Xandy teve destaque foi a Porsche Cup. O campeonato lembrou em suas redes a trajetória curta, mas de muito sucesso, com 12 vitórias em 14 provas disputadas e o título de 2006 da classe que hoje é a Carrera Cup.

 

Saiba quem foi Xandy Negrão

Xandy morreu na última quarta-feira aos 70 anos após uma longa batalha contra o câncer. Como piloto, Xandy teve grande destaque na Stock Car, conquistando quatro vice-campeonatos, em 1995, 1996,1997 e 1999, fazendo parte da maior categoria do automobilismo brasileiro por 20 anos, de 1983 a 2003, com 117 corridas, 21 vitórias, 59 pódios e 23 poles.

Além da Stock, Xandy teve passagens por diversos campeonatos de endurance no Brasil e pelo mundo, com destaque ao Mundial de Endurance e Endurance Brasil mais recentemente.

A velocidade está no centro da família Negrão. Seu filho, Xandynho Negrão, também é piloto, com passagem pela Stock Car na década passada e hoje na Endurance Brasil. Guto, irmão de Xandy, também correu pela principal categoria do automobilismo nacional, enquanto seu sobrinho, André, é um dos pilotos da Alpine no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).

O lado empresarial de Negrão também foi de grande sucesso, como fundador do laboratório Medley, o maior do segmento de genéricos por muitos anos. Atualmente, ele focava seus negócios como criador de gado em Goiás.

ASTON MARTIN-HONDA CONFIRMADA na F1 2026: Detalhes, como RBR/Mercedes são IMPACTADAS e fator ALONSO

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #231: Diante das broncas de Verstappen e Hamilton, a F1 está perdendo DNA?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Redação Motorsport.com
Stock Car
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #231: Diante das broncas de Verstappen e Hamilton, a F1 está perdendo DNA?
Próximo artigo Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros