Mundo do automobilismo homenageia Tuka Rocha
Pilotos, ex-companheiros de pistas e Stock Car prestaram homenagens ao ex-piloto e expoente do kartismo brasileiro morto neste domingo
O mundo do automobilismo acordou neste domingo com a triste notícia da morte do ex-piloto da Stock Car e expoente do kartismo brasileiro Tuka Rocha, que não resistiu às consequências do acidente de avião em Barra Grande, distrito de Maraú, na Bahia, na última quinta-feira.
A partida do piloto de 36 anos comoveu diversos pilotos e ex-companheiros de pistas de Tuka, que usaram as redes sociais para homenagear o ex-piloto.
Leia também:
Após a confirmação da notícia, Lucas di Grassi postou um vídeo emocionante em suas redes sociais com Tuka mostrando o trabalho que estava desenvolvendo com a Tuka Racing School, uma escola de pilotagem de karts na capital paulista.
Felipe Massa também se manifestou com uma homenagem a Tuka em sua conta no Instagram e se referiu ao amigo como um “herói”, que voltou para o avião em chamas para “salvar a vida de uma criança”.
Rubens Barrichello também se manifestou dizendo que “tua alegria e a tua risada diferente” estará sempre “nos nossos corações”.
Antonio Pizzonia, que dividiu as pistas de corrida com Tuka Rocha na Supeleague Fórmula e na Stock Car, postou uma foto dos dois juntos nos tempos que corriam na Supeleague Fórmula, com Pizzonia defendendo as cores do Corinthians e Tuka o Flamengo.
A conta oficial da Stock Car Brasil, onde Tuka correu entre 2011 e 2018 pelas equipes Vogel, BMC, RZ e AMG, publicou uma foto do ex-piloto dizendo que “mesmo fora do grid, nunca deixou de ser um membro especial de nossa comunidade”.
A Carreira
Paulistano, nascido em 13 de dezembro de 1982, Christiano 'Tuka' Rocha competiu no kart, na Fórmula 3 sul-americana e categorias de monopostos na Europa. Entre 2011 e 2018 o piloto disputou provas na Stock Car.
Tuka competiu no kart entre 1996 e 2000. A mudança para a F3 Sul-americana aconteceu quando o piloto tinha 19 anos de idade, em 2001. O paulistano disputou o campeonato com Nelsinho Piquet e terminou a temporada em 11º na classificação geral, mas foi o vice-campeão na categoria 'Light', sendo superado apenas por Daniel Scandian.
Em 2002 ele competiu ao lado de Ricardo Zonta na World Series, categoria patrocinada pela Nissan. Em 11º no campeonato, Tuka viu o companheiro faturar o título daquele ano, mas permaneceu na categoria por mais uma temporada.
Entre 2004 e 2005 o brasileiro disputou a F3000 italiana, alcançando quatro pódios na categoria. Na sequência, ele disputou a A1GP, campeonato de nações, representando o Brasil ao lado de Bruno Junqueira, Raphael Matos e Vitor Meira.
Em 2008 o paulistano defendeu as cores do Flamengo pela equipe Astromega na Supeleague Fórmula, competição de monopostos que tinha clubes de futebol como apoiadores. Seu melhor resultado foi um segundo lugar em Donington Park.
Entre 2011 e 2018, Tuka competiu na Stock Car Brasil, passando pelas equipes Vogel, BMC, RZ e AMG. A vitória na corrida 2 em Ribeirão Preto em 2015 e o segundo lugar em Curvelo em 2016 foram as principais conquistas do paulistano na categoria.
Tuka também foi um dos fundadores do Speedland, uma das maiores referências em kartódromo no Brasil, e era o responsável da Tuka Racing School, uma escola de pilotagem de karts na capital paulista.
Confira imagens da carreira de Tuka Rocha
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Sexta colocação é pior resultado para Ferrari em 40 anos
Após Hamilton igualar recorde de Schumi, veja quem são os reis de cada circuito da F1
Márquez confirma cirurgia e promete retorno "o mais rápido possível"
Últimas notícias
F1: Red Bull tentará tirar proveito da 'explosiva' dupla da Ferrari em 2025
F1 - Piastri: Melhorar performance na classificação é meu grande foco para 2025
EXCLUSIVO: Entenda como funcionará o kit de resfriamento dos pilotos na F1 2025
F1: Chefes de equipe elegem os 10 melhores pilotos da temporada 2024
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.