Pneus da Corrida do Milhão serão os mesmos para temporada 2020 da Stock Car
Prova do próximo domingo dará pontapé inicial do novo modelo de carro da maior categoria do automobilismo brasileiro
A Corrida do Milhão da Stock Car terá uma nos atuais carros categoria. A Pirelli irá disponibilizar para todas as equipes os pneus P Zero DM, mais macios e com mais aderência que os atuais. Estes compostos foram desenvolvidos especialmente para o novo carro que será utilizado na temporada 2020 da categoria.
Esses pneus serão produzidos na planta de Slatina, na Romênia, no mesmo local onde os pneus de Fórmula 1 são fabricados. Eles foram utilizados, ainda como parte do desenvolvimento, no Velopark, na primeira etapa do ano, mas como o clima não colaborou, com a chuva, os pilotos não puderam extrair o máximo deste novo composto, mais macio e aderente.
“A Pirelli não é só uma mera fornecedora de pneus para a Stock Car e também não se limita a ser somente um patrocinador do evento. A Pirelli é parceira técnica da categoria – bem como de todo o automobilismo nacional – e esse passo representa nossa crescente evolução no esporte, trazendo um pneu com ainda mais desempenho para a categoria a fim de tornar o espetáculo ainda melhor e mais emocionante para todos. O carro está evoluindo e os pneus também precisam evoluir da mesma forma, e para isso o automobilismo pode contar com todo o apoio e dedicação necessário da Pirelli”, disse Fabio Magliano, Gerente de Produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.
“Essa é uma pista na qual todos os pilotos possuem experiência e conhecem cada trecho, mas é preciso ficar atento aos detalhes. Na parada obrigatória de pneus, recomendamos a troca de, pelo menos, o composto traseiro direito, que é o que mais sofre com desgastes na pista paulistana, devido tanto ao apoio constante do carro sobre o pneu quanto pela tração do eixo traseiro. Soma-se a isso o uso correto das mantas térmicas, a melhor estratégia fará a diferença na disputa por um milhão de reais”, finalizou Magliano.
HISTÓRIA DA CORRIDA DO MILHÃO
A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte, e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.
Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior vencedor da Corrida do Milhão é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. O primeiro "milionário" foi Valdeno Brito. Veja todos na galeria especial abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.