Shell protesta por punição da CBA contra fotógrafo na Stock Car
Referência na cobertura fotográfica de automobilismo, José Mário Dias teve que ficar de fora da etapa do Velo Città
A Stock Car segue movimentada dentro e fora das pistas na temporada 2019. A categoria máxima do automobilismo brasileiro teve belas provas na rodada dupla deste domingo, no Velo Città, mas o agito não se restringiu às batalhas entre os pilotos no circuito paulista.
Embora a segunda corrida da etapa de Mogi Guaçu tenha ficado marcada por várias disputas ferrenhas, uma das maiores polêmicas deste fim de semana aconteceu nos bastidores. Tudo por causa da suspensão do fotógrafo José Mário Dias, da Shell.
Uma das referências da fotografia automobilística, o paranaense tomou o gancho da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por ter feito uma foto do carro de Ricardo Zonta, da Shell V-Power, em lugar supostamente irregular durante pit stop na Corrida do Milhão. Veja abaixo:
'Flagra' da suposta irregularidade de José Mário Dias
Photo by: Divulgacao
Sem poder contar com o profissional na rodada do Velo Città, a equipe se manifestou divulgando "apenas imagens amadoras feitas pelos telefones celulares. A medida é um protesto pela ausência forçada do fotógrafo José Mário Dias na etapa".
Um comunicado do time deu mais detalhes: "Premiado e com vasta experiência, José Mário Dias é o fotógrafo oficial da maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil. Com o envio de fotos amadoras, a Shell expressa inconformidade com a punição imposta ao seu prestador de serviço".
Ao Motorsport.com, Dias falou sobre o gancho: "Quando a CBA me chamou para me ouvir, em nenhum momento eu pedi clemência. Disse que se eles acreditavam que eu estava fora das regras, estavam no direito de me punir".
"Mesmo dizendo que de acordo com a minha experiência automobilística eu estava em plena consciência de que em nenhum momento corri risco algum, como mostra a foto abaixo, que fiz no momento", seguiu Dias.
Foto de Ricardo Zonta realizada no momento em que José Mário Dias foi 'flagrado' em posição supostamente irregular
Photo by: Divulgacao
"Dois motivos me deixam muito chateado: primeiro, o fato de eu não ter sido 'advertido', levei a punição "sem dó'; e o segundo e principal é que mais um monte de gente estava em posição irregular e apenas eu fui punido".
"Nitidamente não existem direitos iguais. Não tenho a menor ideia de qual é o motivo, não tenho nenhum problema com absolutamente ninguém da CBA. Enfim, é isso. Na próxima etapa, em Goiânia, estarei de volta de cabeça erguida e 'dentro do box'", completou o fotógrafo.
Versão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)
Por meio de sua assessoria, a CBA reiterou seu posicionamento no caso: "A decisão de punição ao profissional de imprensa José Mario Dias foi tomada após criteriosa análise em que se constatou que o fotógrafo estava em local proibido –entrou em área de trabalho da Equipe Shell no pit lane, durante pit stop–, fato admitido pelo próprio em sua oitiva com os comissários de prova".
"Com isso, contrariou orientações passadas pelo diretor de prova em briefing realizado com os profissionais de imprensa. Por fim, a Confederação Brasileira de Automobilismo ressalta seu compromisso primordial e irrefutável de zelar pela segurança de todos os envolvidos em eventos desportivos sob sua chancela".
Temporada histórica
O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.