Stock Car: Após negar recurso de TMG e Crown, STJD confirma em definitivo título de Casagrande
Última instância do tribunal desportivo confirmou a manutenção do tricampeonato de Gabriel Casagrande
Gabriel Casagrande
Foto de: Rodrigo Guimarães
A novela sobre os pneus da Stock Car em 2024, que envolveu diretamente a disputa pelo título da temporada, chegou ao fim. O STJD do Automobilismo, na manhã de terça-feira (21), negou os recursos da Crown e da TMG, confirmando o tricampeonato de Gabriel Casagrande.
A Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo tinha marcado para 21 de janeiro, após recesso de um mês, a sessão online do julgamento em segunda instância do caso da desclassificação das equipes Crown e TMG da etapa do Velopark da Stock Car.
Por 6x1, o pleno do STJDA negou tais recursos voluntários e manteve a punição para as duas equipes. Com a decisão final, Casagrande garante o título de 2024 da categoria brasileira de automobilismo.
Entenda a controvérsia
Os pneus de chuva das equipes TMG e Crown Racing utilizados na classificação da etapa do Velopark foram confiscados e enviados para a Coreia do Sul, sede da Hankook, fornecedora oficial da Stock Car, para que o laboratório da companhia analisasse se os compostos dos carros de Felipe Massa, Rafael Suzuki, Felipe Baptista e Enzo Elias foram modificados.
O laudo comparou as borrachas em questão a outras 'apreendidas' junto a outra equipe e verificou menor ‘dureza’ dos pneus dos dois times, em correlação direta com o aumento da composição neles identificada, além de alterações na viscoelasticidade em média 39,7% abaixo dos índices regulares.
De posse do parecer, a CBA desclassificou os carros das duas equipes. Entretanto, no dia 21 de novembro, o STJD 'absolveu' as equipes co-irmãs, mas sem julgar o mérito, porque questões processuais, como formatação de provas contra as duas equipes, não estavam em conformidade.
Mas, no pleno do STJD, as equipes voltaram a ter seus pontos da etapa retirados, mas com o pedido de que o caso voltasse para a primeira instância. Após a etapa de Interlagos, em dezembro, em que Casagrande garantiu ‘na pista’ o tricampeonato, o julgamento repetiu o resultado anterior, mantendo a desclassificação.
As equipes recorreram e após o recesso, uma nova data tinha sido marcada para esta terça-feira (21).
Biógrafo de Senna É SINCERO sobre SÉRIE DA NETFLIX e conta VERDADES de PIQUET, Prost e GALISTEU/Xuxa
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate favoritos nos duelos internos da F1 2025
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.