Stock Car: Corrida do Milhão deverá ter Q4 no treino classificatório
Sessão qualificatória para a prestigiada prova deverá ter mais uma parte, o que torna a estratégia ainda mais importante
Evento de maior premiação do esporte brasileiro, a Corrida do Milhão da Stock Car, que dá R$ 1 milhão ao piloto vencedor, acontece neste fim de semana, em Interlagos. E a edição deste domingo terá algumas atrações: uma delas deve ser a adição do Q4 ao treino classificatório. Além das três partes habituais, a sessão que define o grid de largada deverá ter uma disputa final, na qual será conhecido o pole position da prestigiada prova.
Depois do Q1 e do Q2 com o sistema normal (com os pilotos indo à pista para se classificar à parte seguinte), o Q3, com os seis mais rápidos, deve ser diferente: os seis irão à pista ao mesmo tempo, por dez minutos, e cada um terá de completar três voltas lançadas. A média dessas voltas deverá ser aferida e, em seguida, os três mais velozes devem ir para a briga da Super Pole (Q4), na qual deverão ter direito a uma volta lançada para disputar o direito de largar à frente.
Além disso, os pilotos serão obrigados a começar a prova com os pneus utilizados na classificação e também com o mesmo nível de combustível do treino classificatório. Com isso, a parte inicial da prova deverá ter competidores adotando estratégias bem distintas. Quem largar mais à frente terá pneus mais gastos e provavelmente precisará reabastecer com mais gasolina no pit stop.
Sobre os pneus, outra novidade: fornecedora da Stock Car, a Pirelli levará para Interlagos um composto mais macio - e que, portanto, propicia mais aderência - batizado de DM. Por outro lado, os pilotos precisarão tomar mais cuidado para evitar um desgaste acima do desejado na prova disputada no Autódromo José Carlos Pace.
Considerado um dos circuitos mais importantes do Brasil, Interlagos foi inaugurado em 1940 e sua extensão atual é de 4.309 metros. Na corrida deste domingo, a duração será de 40 minutos mais uma volta. Haverá pit stop obrigatório, com troca de dois pneus e reabastecimento.
A programação terá três treinamentos livres, sendo dois na sexta-feira e um no sábado A classificação terá início ao meio-dia de sábado, com transmissão ao vivo do globoesporte.com. No domingo, a largada da Corrida do Milhão será às 11h30, com transmissão ao vivo da TV Globo.
HISTÓRIA DA CORRIDA DO MILHÃO
A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte, e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.
Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior vencedor da Corrida do Milhão é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. O primeiro "milionário" foi Valdeno Brito. Veja todos na galeria especial abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.