"Stock Car - Mais Rápido Que o Tempo" é destaque no IMFA, o 'Oscar' do cinema automotivo e de automobilismo
Filme apoiado pelo Motorsport.com foi indicado a melhor curta documentário, categoria na qual venceram produções de língua inglesa e francesa; saiba detalhes

Stock Car - Mais Rápido Que o Tempo, presente no IMFA
Foto de: Divulgacao
Nesta quinta-feira, 2 de outubro de 2025, aconteceu em Londres a 12ª edição do International Motor Film Awards (IMFA). Representando o Brasil, o filme Stock Car - Mais Rápido Que o Tempo foi indicado a melhor curta documentário.
Na categoria, os vencedores foram 'Front Runner Outfitters - Keep Searching' e 'A Tale of Passion and Challenge'. O Grand Prix da premiação ficou com 'Samurai Blue: Afterimage'. O filme 'F1', com Brad Pitt, venceu na categoria drama.
Stock Car - Mais Rápido Que o Tempo foi produzido por Valete de Copas Filmes e ArcelorMittal, com apoio do Motorsport.com, o filme retrata a evolução dos carros da Stock Car, bem como os protagonistas que fizeram parte desta trajetória.
A produção exibe histórias de todos os modelos da categoria, desde a era do ‘Opalões’, passando pelos sedãs com chassi tubular, até os novos SUVs, desenvolvidos pela Audacetech e introduzidos na temporada 2025.
A obra conta com entrevistas exclusivas de figuras históricas como Ingo Hoffmann, Washington Bezerra, Carlos Col, Lincoln Oliveira, Zeca Giaffone, Rosinei 'Meinha' Campos, Paulo de Tarso, José Avallone Neto, Christian Fittipaldi, Renan Guerra e 'Losa' (mecânico que trabalha na Stock desde a primeira temporada).
Felipe Motta, produtor executivo do filme, disse: "É surreal fazer parte de um evento assim. Obviamente, vindo para cá, já veio aquele sentimento do 'não acredito, um filme brasileiro, de uma competição brasileira, chegou no "Oscar" do automobilismo'. Quando você chega, a montanha é maior. Mas foi muito legal ver a receptividade com o cinema e o automobilismo brasileiros, muito respeitados. Ao mesmo tempo, esse entendimento de pertencer ao que é essa grande celebração!".
"No clipe dos indicados à nossa categoria, ao ver o carro novo da Stock ao lado de grandes produções, você fala: 'Uau, inacreditável!'. Queria dividir esse momento com João Bosco [Reis e Silva, diretor da ArcelorMittal], que, além de um grande visionário, é um grande incentivador. Falei isso no evento da première [do filme, em São Paulo], que o esporte brasileiro precisa de mais pessoas como ele, então, queria dividir essa noite com ele e todos aqueles que 'ralaram' para fazer a Stock o que é hoje", finalizou.
Conrado Ferrato, diretor do filme, afirmou: "É muito difícil achar palavras para dizer o tamanho da experiência de estar aqui, porque [aqui] estava a nata do cinema de automobilismo do mundo. Tinha pessoas de todas as partes do planeta. Vieram os grandes campeões: estava o pessoal da F1, do filme 'F1', do 'Missão Impossível', então, só de estar no mesmo ambiente, em evento 'tipo Oscar', é uma coisa que, um ano atrás, era um sonho. Hoje é uma experiência que nos constrói para um próximo passo. Espero que abra muitos caminhos no nosso cinema".
Assista ao trailer:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.