Zonta, Nunes e Gomes conseguem efeito suspensivo e terão botões de ultrapassagem em Interlagos
Dupla da KTF Sports e piloto da Shell conseguiram reverter punição imposta pela CBA por uso indevido de push to pass em Campo Grande. Pedro Cardoso permanece sem acionamentos na Corrida do Milhão
O fim de semana da Corrida do Milhão da Stock Car começou com a notícia de que Ricardo Zonta, Marcos Gomes, Diego Nunes e Pedro Cardoso não poderiam usar os botões de ultrapassagem na prova que será realizada no próximo domingo, às 11h30.
A punição teria sido dada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por terem utilizado os pushes to pass na largada da corrida 2 da etapa de Campo Grande, no caso de Zonta, Nunes e Cardoso, e pelo fato da KTF Sports não ter conseguido ceder dados de verificação aos comissários.
Mas, no fim da tarde desta sexta-feira, a dupla da KTF, Nunes e Gomes, além de Zonta, conseguiram um efeito suspensivo para a punição e poderão utilizar os dispositivos que incrementam a velocidade de seus carros para a corrida. Pedro Cardoso permanece punido.
O caso será julgado pelas instâncias habituais do tribunal de justiça desportiva, com os pilotos podendo ser absolvidos ou punidos em outra etapa do campeonato.
No anúncio das punições, a CBA as explicou: "As infrações foram cometidas em relargada durante a segunda corrida da 6ª etapa, (em Campo Grande-MS), disputada entre os dias 9 e 11 de agosto".
"Diego Nunes (KTF Sports), Pedro Cardoso (Nº 143 – Hot Car Competições) e Ricardo Zonta (Shell V-Power) foram enquadrados no item 12.1 do regulamento da competição, que afirma que o botão do acionamento da potência extra somente poderá ser pressionado após o piloto completar duas voltas. Esta determinação é válida quando do início de uma prova ou relargadas posteriores à neutralização do safety car".
"Já Gomes (KTF Sports) levou a punição porque sua equipe, por problemas técnicos, não conseguiu fornecer dados do PI para que a verificação de uso fosse realizada. Segundo o item 12.4 do regulamento, "o fornecimento dos dados do sistema de aquisição (PI), com as informações de utilização da potência extra, após cada prova é de responsabilidade da equipe, portanto a falta desta informação será atribuída a mesma penalização do uso indevido da potência extra".
História da Corrida do Milhão
A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.
Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. Veja todos os vencedores na galeria especial abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.