TCR South America: Amigo de Guerrieri e Girolami, Pepe Oriola busca “erro zero” para levantar título
Amigo de Guerrieri e Girolami, Pepe Oriola busca “erro zero” para levantar o título no TCR South America
O TCR South America iniciou sua história nesta temporada com a promessa de trazer para o continente uma plataforma global de competição em carros de corrida. O plano era ir além da soberba rivalidade entre Brasil e Argentina, engajando competidores de todo o mundo.
E vem da Espanha o líder do campeonato.
Pepe Oriola tem feito valer a quilometragem acumulada na Europa com carros de TCR. Em grande estilo, ele foi o nome da etapa inaugural em Interlagos, vencendo ambas as corridas depois de largadas estupendas. Ele levantou a vitória também na segunda prova de Rivera, quando protagonizou uma bela batalhar com o uruguaio Santiago Urrutia nas duas baterias.
Ao longo do restante da temporada, o catalão de 27 anos de idade mostrou que sua habilidade vai além do know-how de acertar o salto na largada parada. Ele sempre se mostrou combativo, com grande ritmo de prova e uma capacidade certeira para conservar os pneus.
A duas etapas do fim da temporada, o líder do campeonato revela em entrevista exclusiva como veio parar na América do Sul e seus planos para conquistar o primeiro título da história do TCR South America.
A categoria volta a correr neste fim de semana, no Autódromo Oscar Cabalén em Córdoba. Oriola aparece no topo da tabela de pontos, com 198. Rodrigo Baptista é o vice-líder com 190 e Raphael Reis é o terceiro, com 182.
Qual sua estratégia para a reta final do campeonato em busca do título?
A estratégia para as últimas etapas da temporada é tentar somar o máximo de pontos e sobretudo não ter nenhum erro de pilotagem que nos faça zerar uma prova, o que seria mortal para o campeonato. Ou mesmo algum toque com algum concorrente nas corridas. Assim nosso objetivo é somar, somar, somar e manter a linha que desenvolvemos durante o ano para chegar ao título.
Como avalia a temporada inaugural do TCR South America e seu desempenho até aqui?
O campeonato TCR South America vem melhorando muito desde a primeira etapa em São Paulo até a última em Buenos Aires. O nível dos pilotos está cada vez mais alto e vieram outros competidores internacionais além de mim. Creio que a categoria tem muito futuro e a organização faz um grande trabalho, no qual destaco a plataforma de transmissão de TV ao vivo que é muito importante para atrair patrocinadores e novos pilotos para a categoria.
Como surgiu o interesse em competir na América do Sul?
O interesse veio porque tenho uma boa relação com Esteban Guerrieri e Bebu Girolami e me falaram da possibilidade de competir esse campeonato. Então através da JAS [equipe italiana parceira oficial da Honda na Europa] e da equipe W2, que me apoiaram muito esse ano, tive a oportunidade de tentar a sorte neste ano aqui na América do Sul. E estou muito contente em ter vindo, pois o nível dos pilotos e da competição é muito bom e o campeonato tem um grande futuro.
Suas largadas foram muito boas em todas as etapas. Como se prepara para ser tão superior nas largadas paradas?
A verdade é que normalmente eu largo muito bem. Mas tenho que seguir trabalhando nisso porque todos estão aprimorando muito. A princípio eu tinha mais experiência com o carro e isso fez a diferença, mas, pouco a pouco todos os concorrentes estão começando a largar melhor e tenho que seguir me dedicando muito para continuar com essas boas partidas.
FRANK WILLIAMS morre aos 79 anos; FELIPE MASSA relembra aprendizado com “LENDA” da F1
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #148: O jogo virou a favor da Mercedes? Quem é o favorito ao título?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.