Rosso domina sábado em Rivera e crava pole no TCR South America

Fim de semana no Uruguai concluirá no domingo com as duas corridas da etapa

Juan Ángel Rosso

Em uma sessão classificatória do TCR South America bastante apertada e com os 18 carros do grid acelerando de pneus Dunlop para piso molhado, Juan Ángel Rosso do Honda #26 prevaleceu no Q1 e no Q2, como aliás havia feito nos dois treinos livres. A vantagem sobre Raphael Reis, segundo colocado no classificatório com o CUPRA #77 foi inferior a 0.100s.

O corte dos 12 mais rápidos do Q1 para o Q2 aconteceu nos dois minutos finais da sessão, uma vez que a pista veio melhorando volta após volta. A um minuto da bandeirada, os companheiros da PMO Racing Guilherme Reischl e Enrique Maglione vinham com seus Peugeot separados por apenas 0.042, margem que determinou o avanço do brasileiro em 12º, com o uruguaio ficando fora do Q2 quando foi acionada bandeira vermelha no fim.

Leia também:

Seguiram na disputa pela pole, nesta ordem: Rosso, Alceu Feldmann, Pedro Aizza, Raphael Reis, Fabricio Pezzini, Manuel Sapag, Gabriel Lusquiños, Rodrigo Aramendía, Juan Manuel Casella, Bia Figueiredo, Franco Farina e Reischl.

No Q2 Rosso logo tratou de colocar a volta de referência, com 1:25.870. Na metade da sessão, Feldmann assumiu o segundo lugar, meio segundo atrás. Depois, faltando quatro minutos, Raphael Reis ficou a apenas 0.074 do argentino, para largar em segundo. O líder do campeonato, Fabricio Pezzini, terminou com o quarto tempo, e o uruguaio Aramendía completou o top 5.

“A verdade é que sofri mais do que esperava, consegui uma boa primeira volta”, disse Rosso. “Ainda tinha um pouco mais para melhorar, mas o carro começou a falhar do nada. Vinha na volta para melhorar mais de meio segundo e tive que regressar ao box. Religuei o carro e troquei o pneu”.

“Todos vinham baixando muito a volta, mas consegui ficar na ponta. O carro voltou a parar, então decidi parar onde estava para não acontecer mais nada. Sofri em todas as classificações até agora, hoje que tinha tudo para ser a mais tranquila eu também sofri. Mas, isso é o automobilismo. Espero que esteja tudo bem com o carro para brigar pela vitória na primeira corrida e bons pontos na segunda.”

“Foi uma classificação boa, apesar do resultado dos treinos nós tínhamos um ótimo equilíbrio”, disse Reis. “Não forçamos muito nas outras atividades, pois sabíamos que ainda não era hora, mas o carro tinha muito potencial. Ninguém conseguiu encaixar uma volta ideal, o próprio pole não fez isso. Estou animado para correr amanhã, previsão de pista seca e nosso carro é muito competitivo.”

Neste domingo acontecem as duas corridas da quarta etapa, com a primeira largada programada para 10h40 e 18 voltas de prova. A segunda corrida tem previsão de 22 voltas e inversão do grid em relação ao resultado do quali, com primeira fila para os Peugeot de Reischl e Farina (nesta ordem) e Rosso partindo em décimo.

Confira a programação do TCR South America em Rivera:

09:40 Corrida 1 – Largada (18 voltas ou 30 minutos)
12:40 Corrida 2 – Largada (22 voltas ou 35 minutos)

 

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #186 – Vitória da Ferrari na casa da Red Bull é marco para recuperação no campeonato?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Raphael Reis larga na primeira fila em Rivera pelo TCR South America
Próximo artigo TCR South America: Com pista molhada em Rivera, Aizza faz P6 no classificatório

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil