Salustiano domina fim de semana em Santa Cruz do Sul e fica perto da liderança
Piloto da Mercedes-Benz dominou todos os treinos e corrida. Diferença para Giaffone caiu para um ponto. Prova foi marcada por acidente forte de Luiz Lopes
O fim de semana foi todo dele: Paulo Salustiano é o homem mais feliz de Santa Cruz do Sul, após vencer a sexta etapa da Fórmula Truck, dominando todos os treinamentos e sem dar chances aos adversários durante a prova.
Felipe Giaffone foi o segundo colocado nas duas fases e conseguiu manter a liderança no campeonato por um ponto. Leandro Totti terminou em terceiro, com André Marques em quarto e Diogo Pachenki, mesmo com problemas no vidro de seu caminhão, em quinto.
A corrida foi marcada pelo acidente de Luiz Lopes, que capotou no início da primeira fase. Resgate de piloto e caminhão e limpeza da pista abreviou a primeira parte da prova.
Com os resultados, apenas um ponto separa Giaffone e Salustiano, 241 a 240. Totti é o terceiro, com 212, Djalma Fogaça com 183 e Diogo Pachenki na quinta colocação com 161 pontos.
Santa Cruz do Sul recebeu a sexta etapa da Fórmula Truck com muito calor. A temperatura ambiente era de 30°, com 48° na pista. Na largada as três posições iniciais se mantiveram, com Salustiano, Giaffone e Cirino no comando. Na segunda volta, quando Cirino tentava a segunda posição, o piloto do caminhão número #6 teve sua embreagem quebrada, sendo obrigado a ir para os boxes. Como ele ficou parado por alguns minutos, a direção de prova resolveu acionar o Safety Truck.
Faltando menos de 52 minutos a relargada foi dada com Salustiano mantendo a ponta. Pouco depois Rogério Castro rodou. Luiz Lopes que vinha logo atrás, pegou o óleo na pista, tentou escapar, mas com a manobra acabou capotando seu caminhão. Com a demora no resgate de Lopes, retirada do veículo e limpeza da pista, que durou mais de 20 minutos, Paulo Salustiano foi considerado o vencedor da primeira fase da corrida, com Felipe Giaffone na segunda colocação. Até aquele momento, a diferença entre os dois era de apenas de cinco pontos na classificação do campeonato a favor de Giaffone.
Faltando 25 minutos para o fim da prova foi dado o início da segunda fase, com a dupla no comando da competição. Salustiano começou a abrir, mantendo mais de três segundos de diferença na liderança. Faltando 15 minutos pra o fim, Diogo Pachenki teve seu vidro da frente quebrado, fazendo com que o piloto tivesse problemas de visibilidade.
Quem foi obrigado a abandonar por quebra, foi Roberval Andrade. O piloto do Corinthians acabou parando em local que a direção de prova considerava perigoso e acionou novamente o Safety Truck. A relargada foi dada faltando três minutos, sem mudanças na ponta, apesar do assédio de Giaffone sobre Salustiano nas primeiras curvas. A briga acabou ficando entre os dois pilotos da Volkswagen pela segunda posição entre Toti e Giaffone, com o caminhão #4 conseguindo manter a vice-liderança. No fim, de ponta a ponta, Paulo Salustiano venceu a etapa de Santa Cruz do Sul.
A próxima prova da Fórmula Truck será em Curitiba, dia 13 de setembro.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.