Para Verstappen correr nas 24 Horas de Nurburgring, Mercedes solicita adiamento da NLS
Tetracampeão da F1 conta com forte apoio da direção das Flechas de Prata, com quem trabalha em conjunto para uma possível participação na prova de endurance
Max Verstappen, Mercedes-AMG GT3
A participação de Max Verstappen nas 24 Horas de Nurburgring depende agora exclusivamente da data da NLS, e a Mercedes está lutando para que seja possível o tetracampeão de Fórmula 1 correr na clássica prova de endurance.
Com o anúncio da Winward de que disputará a corrida de 24 horas em Nordschleife como Mercedes-AMG Performance Team, mais uma peça do quebra-cabeça se encaixou para a participação planejada de Verstappen. Embora apenas o carro-irmão tenha sido apresentado inicialmente, o 'projeto Verstappen' está agora em sua fase decisiva.
De acordo com informações do site alemão Motorsport-Total.com, afiliado ao Motorsport.com, Verstappen não só recebeu luz verde para o projeto da Mercedes e da equipe Red Bull de F1, mas também da empresa-mãe Red Bull.
Isso deixa o último obstáculo para sua participação em Nurburgring: se ele poderá competir em uma das corridas preparatórias, o que é uma condição para o tetracampeão mundial poder participar da tradicional prova.
Há rumores de que a Mercedes está se empenhando ao máximo; o chefe da Mercedes-Benz, Ola Kallenius, e o chefe de automobilismo, Toto Wolff, teriam feito lobby para que a categoria adiasse a abertura da temporada da NLS em 14 de março, que atualmente coincide com o GP da China.
A Mercedes-AMG fez um pedido oficial à NLS para adiar a data da corrida NLS1. Atualmente, todas as três corridas da NLS e as duas qualificatórias antes da prova de 24 horas coincidem com o calendário da F1.
Rumores de que o adiamento da NLS1 já foi decidido e que apenas os detalhes precisam ser esclarecidos foram negados pelo chefe da série, Mike Jager: “O pedido de um possível adiamento já foi apresentado, mas nada mais do que isso".
Isso ocorre porque agora é preciso levar em consideração diversos interesses, por exemplo, uma das categorias de corridas já reservou datas. Se a NLS1 for adiada, será por uma semana, para 21 de março. Se o tempo permitir na região de Eifel, a corrida aconteceria no fim de semana entre as corridas de F1 na China e no Japão. “Estamos analisando isso, mas nada foi decidido ainda”, disse Jager. “Tem que ser bom para todos".
Verstappen Racing
Corrida de 24 horas: quais pilotos da AMG Verstappen escolherá?
Mas como será o plano da AMG de Verstappen para as 24 Horas de Nurburgring? Diz-se que o holandês está montando ele mesmo sua equipe de parceiros da Mercedes-AMG.
Verstappen quer o vice-campeão do DTM, Lucas Auer, que foi o piloto da AMG mais forte na classificação de 2025. Os dois também se conhecem bem e foram rivais no Campeonato Europeu de Fórmula 3 de 2014, onde Verstappen terminou em terceiro e Auer em quarto.
Outro candidato provável é o piloto de simulação Chris Lulham, com quem Verstappen comemorou sua vitória na NLS com a Emil Frey Ferrari. O piloto da Mercedes Jules Gounon, que serviu de referência para Verstappen durante os testes da AMG em Estoril, e o veterano Daniel Juncadella também estariam envolvidos nos planos.
Juncadella desempenha um papel especial no projeto: o ex-piloto da AMG, que estará no hipercarro Genesis no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) de 2026, também é bom amigo de Verstappen graças à paixão comum por simulação de corrida e é considerado seu confidente com sua experiência na AMG.
Mas uma pessoa que Verstappen não quer é Maro Engel. O piloto de 40 anos é um dos mais rápidos em Nordschleife, mas após o primeiro teste de Verstappen em Nurburgring, houve uma guerra de palavras entre os dois nas redes sociais: Engel afirmou que os melhores tempos foram alcançados com um equilíbrio de desempenho mais favorável do DTM.
Engel deve compartilhar o Mercedes Winward com design Ravenol, que até mesmo seu pai ajudou a criar, com os pilotos de fábrica Luca Stolz, Fabian Schiller e Maxime Martin. O carro de Verstappen irá, se for concretizado, competir com as cores da Verstappen.com Racing. A marca de doces Haribo também pode desempenhar um papel como patrocinadora no projeto.
Embora a aprovação final do projeto ainda esteja pendente, Verstappen não está deixando nada ao acaso no momento: na terça e na quarta-feira, a estrela da F1 acumulou mais quilometragem no Mercedes-AMG GT3 usado pela 2 Seas em Portimão para se acostumar com o carro.
Mesmo o fato de ele ser esperado no evento da Red Bull-Ford em Detroit na quinta-feira não o dissuadiu. E o esforço valeu a pena: Verstappen enfrentou condições de chuva e pista seca no Algarve, semelhantes às de Nurburgring.
VINGANÇA de Piastri? VITÓRIA de BORTOLETO? REVIRAVOLTA de Hamilton? Os DUELOS nos times em 2026
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários