Alpine dá ultimato para Mick Schumacher: "É hora de decidir" seu futuro no WEC
Marca francesa tem interesse em manter o alemão, mas piloto está de olho no mercado para 2026, dentro e fora do WEC
A Alpine busca fechar suas equipes para a temporada 2026 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), e o chefe da equipe, Philippe Sinault, mandou um ultimato para Mick Schumacher, que precisa decidir se seguirá com a marca francesa ou se buscará novas oportunidades em outras categorias
Schumacher fez uma mudança bem-sucedida para as corridas de endurance após de perder sua vaga na Haas na Formula 1, conquistando três pódios a bordo do Alpine A424 LMDh desde sua estreia no WEC em 2024.
No entanto, antes de seu primeiro teste na Indy com a Rahal Letterman Lanigan Racing no mês passado, ele declarou que ainda tem um "desejo ardente" de retornar aos monopostos, enquanto pondera suas opções para 2026. No WEC, o piloto de 26 anos foi associado a um carro no programa de hipercarros da McLaren, que entrará em operação em 2027, enquanto ele já foi cotado para uma vaga na Cadillac LMDh.
A Alpine sempre afirmou que deseja estender seu relacionamento com Schumacher para uma terceira temporada em 2026, tendo se beneficiado tanto de seu conhecimento técnico quanto de seu valor comercial. Mas com 2025 chegando ao fim no Bahrein, o chefe da marca, Philippe Sinault, disse que agora precisa de clareza sobre as intenções de Schumacher para o próximo ano.
Perguntado se havia um prazo para Schumacher e a Alpine tomarem uma decisão, Sinault disse ao Motorsport.com: "É difícil dizer, mas como você pode imaginar, precisamos de uma visão clara o mais rápido possível agora. É hora de decidir".
Equipe Alpine Endurance #36 Alpine A424: Jules Gounon, Frederic Makowiecki, Mick Schumacher
Foto de: James Moy Photography via Getty Images
Sinault insiste que Schumacher ainda não decidiu se quer permanecer na Alpine ou buscar novas oportunidades em outro lugar.
"Veremos, saberemos em alguns dias...", disse ele. "Se ele ficar, é uma notícia perfeita e fantástica [para nós]. Se ele vier com outro projeto, [isso também é bom]. Ele traz muito [valor]. Vamos ver. Não está claro no momento, não está definido 100% para ser claro".
Sinault admitiu que Schumacher esteve em discussão com outras equipes, mas reiterou que a Alpine quer que ele permaneça no próximo ano.
"Não se trata de negociação, não é uma briga - faz parte da vida", disse ele. "Então ele conseguiu alguns contatos para outros projetos. Ele traz muito interesse e traz muito para o projeto. Ele está realmente se divertindo conosco, tenha certeza disso. Se ele quiser continuar, nós definitivamente queremos continuar com ele".
Haverá pelo menos uma mudança na formação de pilotos da Alpine para o WEC no próximo ano, com Antonio Felix da Costa juntando-se à equipe depois de deixar a Porsche na Fórmula E.
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.