Audi apresenta novo R18 e confirma permanência de di Grassi
Novo carro de time de Ingolstadt muda de classe de recuperação de energia e adota baterias em sistema híbrido; trios que disputaram temporada 2015 do WEC permanecem na equipe





A Audi apresentou neste sábado (28) a nova versão do R18, carro com o qual disputará a temporada 2016 do Mundial de Endurance na classe LMP1, a principal do campeonato. Além disso, o time de Ingolstadt confirmou a permanência dos dois trios que competiram em 2015: no #7, seguem Andre Lotterer, Benoit Treluyer e Marcel Fassler; no #8, continuam o brasileiro Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis.
Em relação aos aspectos técnicos, o novo R18 apresenta mudanças importantes, especialmente no sistema de recuperação de energia: sai de cena o flywheel e entram as baterias de íon-lítio, solução similar à utilizada pela Porsche. Além disso, a Audi migra de sub-classe de recuperação de energia, subindo de 4MJ para 6MJ.
O motor, revisado, permanece com a mesma configuração de 2015 - um V8 de 3.7L turbo, movido a diesel. Na parte aerodinâmica, a dianteira é totalmente nova e foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a eficiência aerodinâmica do protótipo.
"Com nosso novo R18, estamos passando um recado muito claro: a Audi segue "pisando fundo" no esporte a motor e apostando na tecnologia TDI - a mais bem sucedida da história quando o assunto é eficiência automotiva - em Le Mans", disse Dr. Wolfgang Ullrich, chefe do time alemão.
Porsche mantém pilotos; apenas dois carros para cada marca em Le Mans
Em um dia repleto de anúncios no WEC, a Porsche revelou que os pilotos que guiaram os dois 919 Hybrid seguem com a equipe na próxima temporada na LMP1. O trio campeão deste ano, Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley defenderá o título, enquanto Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb tentarão a primeira conquista.
Além disso, tanto Porsche quanto Audi não colocarão um terceiro protótipo nas 24 Horas de Le Mans do próximo ano, o que significa que o #19 não estará na pista para defender o título conquistado neste ano e que o #9 também não dará as caras em La Sarthe.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.