Com folga, Porsche lidera primeiro dia do Prólogo
Atual campeã entre os construtores, equipe de Stuttgart domina sessões da manhã, tarde e noite; Nelsinho Piquet, estreando com a Rebellion ao lado de Nicolas Prost e Nick Heidfeld, foi melhor LMP1 privado nas sessões vespertina e noturna
Primeiro dia de Prólogo em Paul Ricard e não teve para ninguém: a Porsche, com o #2 de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb dominou os três períodos de treinos desta sexta-feira (25), com a menor diferença em relação ao segundo colocado ficando em pouco mais de 0s8 - o que aconteceu à noite, quando Jani registrou 1min38s487, deixando o Toyota #5 de Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima, em segundo
O Audi #7, de Andre Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler levou a melhor sobre o rival da equipe japonesa somente à tarde, terminando em terceiro nas demais sessões.
As equipes de fábrica da LMP1 optaram por treinar com apenas um carro no primeiro dia de Prólogo, então o quarto lugar da classe ficou com a Rebellion, que contou com a estreia de Nelsinho Piquet no #12, ao lado de Nicolas Prost e Nick Heidfeld e também treinou com o #13, que conta com Matheo Tuscher, Dominik Kraihamer e Alexandre Imperatori. Pela manhã, o #13 ficou à frente, mas nos demais períodos o carro que contou com o brasileiro terminou como o mais veloz entre as equipes privadas.
LMP2: Senna e Derani apresentam bom desempenho à noite
Na LMP2, equilíbrio e variedade. Pela manhã, o mais veloz foi o #35 da Baxi DC, que conta com David Cheng, Ho-Pin Tung e Nelson Panciatici; à tarde, deu Strakka, com o #42 de Nick Leventis, Jonny Kane e Danny Watts; à noite, por fim, quem levou a melhor foi o #36 da Signatech, pilotado por Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stephane Richelmi.
Entre os brasileiros, a manhã não foi das melhores: Bruno Senna, ao lado de Ricardo Gonzalez e Filipe Albuquerque no #43 da RGR Sport, foi o quinto, enquanto Pipo Derani contou apenas com Ryan Dalziel - Chris Cumming não participou das atividades nesta sexta - no #31 da ESM Tequila Patrón para terminar em sétimo.
Na sessão vespertina, o #43 foi o segundo e o #31 apareceu em sexto. A sessão noturna foi melhor para o carro de Derani, que terminou em terceiro, enquanto o trio do #43 manteve o nível, finalizando em segundo.
LMGTE-Pro: domínio da Ferrari; LMGTE-Am: Corvette se sobressai
Na classe LMGTE-Pro, só deu Ferrari: o #51, de Gianmaria Bruni e James Calado ficou em primeiro nas sessões da manhã e à noite. Somente à tarde o duo viu o primeiro lugar ocupado pelo outro carro da equipe AF Corse, o #71 de Davide Rigon e Sam Bird.
Fernando Rees, único brasileiro na divisão, não teve um primeiro dia dos melhores: à bordo do Aston Martin #97, dividido com Marco Sorensen e Jonathan Adam, Rees terminou a sessão da manhã em quinto, melhorando um pouco à tarde e à noite, ficando com o quarto melhor tempo da classe nas duas últimas.
Na classe LMGTE-Am, o Corvette #50 da Larbre, com Yutaka Yamagishi, Paulo Ruberti e Pierre Ragues foi o mais rápido nas duas primeiras sessões, mas o Aston Martin #98, de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda comandando as ações na sessão noturna.
Neste sábado, o Prólogo terá o segundo e último dia de testes oficiais do WEC - com sessões pela manhã e à tarde - antes da etapa de abertura da temporada 2016, as 6 Horas de Silverstone, marcada para o dia 17 de abril.
Confira a galeria do primeiro dia do Prólogo em Paul Ricard:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.