Porsche LMP1 modificado quebra recorde de Hamilton em Spa
O Porsche 919 Hybrid LMP1 quebrou o recorde não-oficial do circuito de Spa-Francorchamps, estabelecendo um tempo mais rápido que a pole de Lewis Hamilton no GP da Fórmula 1 do ano passado
O ex-campeão do mundial de endurance da FIA, Neel Jani, comandou o Prsche 919 Hybrid 'Evo' modificado nesta segunda-feira para registrar uma volta em 1min41s770 palco do GP da Bélgica da Fórmula 1.
A marca superou o tempo de 1min42s553 de Lewis Hamilton registrado no treino classificatório para o GP da Bélgica de 2017, que até então era a volta mais rápida registrada em Spa Francorchamps em sua configuração atual de 7,004 km.
A Porsche está em turnê mundial com seu carro LMP1 aposentado, após a saída da montadora da principal divisão do WEC, e fez inúmeras alterações no 919 em uma tentativa de demonstrar o que o carro é capaz de fazer sem restrições.
"Este sucesso adicional é resultado do trabalho duro da equipe do LMP e um dia de orgulho para os engenheiros", disse o chefe da Porsche LMP1, Andreas Seidl. "Só se pode parabenizar Neel e toda a tripulação por atingí-lo”.
"Todos os seis pilotos da LMP1 de 2017 contribuíram para o projeto. Nosso objetivo era mostrar as habilidades do Porsche 919 Hybrid quando amenizássemos as restrições decorrentes dos regulamentos do WEC".
Entre as mudanças feitas no 919 'Evo' estão um difusor dianteiro ampliado e asa traseira, a adição de DRS na frente e atrás, e consideravelmente mais potência, com Jani atingindo uma velocidade máxima de 359 km/h, graças ao O motor V4 de 2.0 litros que foi ajustado para produzir em torno de 720 hp - comparado aos 500 hp anteriores devido às regulamentações de fluxo de combustível da LMP1.
O sistema híbrido também foi ajustado para fornecer 40 hp adicionais em comparação com a versão 2017.
"O 919 Evo é brutalmente impressionante", comentou Jani. "É definitivamente o carro mais rápido que já piotei. O nível de aderência está em uma dimensão totalmente nova para mim, eu não poderia imaginar essa quantidade”.
"A velocidade na qual tudo acontece em uma única volta com o 919 Evo é tão rápida que a demanda na velocidade de reação é muito diferente do que eu estava acostumado no WEC”.
"Não somos apenas mais rápidos que a pole de F1 de 2017. A volta de hoje foi 12 segundos mais rápida em comparação com a nossa pole position no WEC do ano passado!”
"Tivemos três dias muito intensos em Spa. Hoje eu soube na primeira volta da manhã que o desempenho do carro foi incrível. Os engenheiros de corrida fizeram um ótimo trabalho na montagem do carro e os pneus Michelin são sensacionais".
O 919 'Evo' será visto em ação nas 24 Horas de Nurburgring em maio, com novas corridas planejadas no festival de Goodwood Festival em julho, em Brands Hatch em setembro e em Laguna Seca em outubro.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.