WEC: Peugeot revela imagens de hipercarro radical da volta a Le Mans, sem asa traseira

9X8 é movido por um V6 biturbo e um motor elétrico de 200 kW

Peugeot Hypercar 9X8

A Peugeot apresentou as primeiras imagens do hipercarro radical para voltar às 24 Horas de Le Mans e ao Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em 2022, com uma aerodinâmica inovadora que dispensa a necessidade de uma asa traseira convencional.

Leia também:

A ausência de uma asa traseira no novo hipercarro da fabricante francesa, batizado de 9X8, foi descrita como "um grande passo inovador" por Jean-Marc Finot, chefe do automobilismo da Stellantis. 

“Alcançamos um grau de eficiência aerodinâmica que nos permite acabar com esse recurso”, explicou ele no lançamento do carro na terça-feira. 

"Mas não me pergunte como! Temos toda a intenção de manter isso em segredo pelo maior tempo possível."

Olivier Jansonnie, diretor técnico do programa WEC na Peugeot Sport perto de Paris, disse: "Os novos regulamentos LMH foram elaborados para nivelar a importância dos sistemas convencionais de aumento de desempenho."

“A maior flexibilidade permitida pelas novas regras técnicas do esporte no que diz respeito à aerodinâmica permite um pensamento radicalmente novo que favorece o surgimento de carros inovadores, com espaço para as equipes de design darem uma contribuição ainda maior." 

"Os engenheiros e designers da Peugeot aproveitaram eficazmente esta oportunidade para inventar novos processos criativos e romper com os códigos estabelecidos para produzir um hipercarro [Le Mans] de um gênero completamente novo."

Os regulamentos LMH são menos prescritivos do que seus predecessores LMP1 e, em vez disso, estabelecem janelas de desempenho, incluindo marcas para downforce máximo e arrasto mínimo.

A fabricante afirmou na revelação do 9X8 que o carro incorpora "características inconfundíveis da Peugeot".

“As linhas gerais do Peugeot 9X8 expressam as sugestões de estilo da marca, enquanto suas formas elegantes, vigorosas e elegantes inspiram emoção e dinamismo", explicou o diretor de design Matthias Hossann. 

O novo 9X8, que é movido por um V6 biturbo de 2,6 litros e um motor elétrico de 200 kW, deve começar a correr em um ponto não revelado ao longo da temporada de 2022 do WEC.

A Peugeot anunciou uma formação de pilotos incluindo Paul di Resta, Jean-Eric Vergne e Kevin Magnussen para 2022 em fevereiro. Completando a lista de seis pilotos da corrida estão Loic Duval, Mikkel Jensen e Gustavo Menezes, enquanto James Rossiter é o reserva.

A marca está retornando às corridas de carros esportivos de primeira linha pela primeira vez desde que seu programa 908 foi interrompido antes do renascimento do WEC em 2012.

Peugeot Hypercar 9X8, steering wheel
Peugeot Hypercar 9X8, cockpit
Peugeot Hypercar 9X8, cockpit
Peugeot Hypercar 9X8, detail
Peugeot Hypercar 9X8, detail
Peugeot Hypercar 9X8, detail
Peugeot Hypercar 9X8, detail
Peugeot Hypercar 9X8, detail
Peugeot Hypercar 9X8, detail
Peugeot Hypercar 9X8, cockpit
Peugeot Hypercar 9X8, logo
Peugeot Hypercar 9X8
Peugeot Hypercar 9X8
Peugeot Hypercar 9X8
Peugeot Hypercar 9X8
Peugeot Hypercar 9X8
16

F1 2021: Hamilton ‘JOGA TOALHA’ sobre SUPERIORIDADE da Red Bull e apela para “REZA” com Mercedes

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #116 - TELEMETRIA: Quais as esperanças de Hamilton na Áustria? Rico Penteado responde

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior WEC: Toyota vence etapa de Portimão, em Portugal; Negrão é 3º
Próximo artigo WEC: Pipo Derani volta ao campeonato a bordo do novo Glickenhaus Hypercar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil