FIA anuncia novo fabricante para a temporada 2027 do WRC, o Mundial de Rally
Mudança de regra recente é vista como início de uma era mais acessível da categoria, que tem agora um recém-chegado para se juntar à dominante Toyota; confira
Foto de: Projeto Rally One
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revelou detalhes de um novo fabricante que está desenvolvendo um carro para competir sob os novos regulamentos técnicos do Campeonato Mundial de Rally (WRC, na sigla em inglês) em 2027.
Fundado pelo experiente engenheiro de automobilismo Lionel Hansen, pelo ex-diretor de rally da Federação e chefe da Citroën WRC, Yves Matton, e pela Prospeed, o Project Rally One representa o primeiro projeto a ser oficialmente liderado por um tuner sob a nova estrutura técnica do WRC.
A iniciativa projetará, construirá e homologará um carro com a especificação WRC27 para o início do próximo ciclo regulatório do campeonato. Até agora, a Toyota era o único outro fabricante conhecido por estar produzindo um carro com a especificação WRC2027 de acordo com as novas regras.
O diretor técnico e oficial de segurança da FIA, Xavier Mestelan Pinon, revelou em julho que pelo menos dois tuners estavam trabalhando em estreita colaboração com o órgão regulador do automobilismo em projetos para 2027.
Os novos regulamentos técnicos, que abrangerão um período de 10 anos, foram projetados para serem mais acessíveis e flexíveis em uma tentativa de atrair novos fabricantes e equipes para a categoria. Os carros serão construídos com um limite de custo de € 345.000 (cerca de 2,2 milhões de reais), fornecerão aproximadamente 300 cavalos de potência, serão compostos por um chassi de estrutura espacial e utilizarão alguns componentes do Rally2.
Como dito, o Project Rally One é uma criação de Matton e Hansen, que recentemente se uniram para desenvolver o carro Porsche 992 Rally GT homologado, que fez sua estreia na competição este ano. E já houve um progresso significativo no projeto.
O design e a construção do chassi foram concluídos, e a montagem do protótipo está em andamento. Uma vez finalizado, o carro iniciará uma campanha de desenvolvimento abrangente, incluindo mais de 6.000 km de testes em cascalho e asfalto antes de sua homologação, com o primeiro shakedown programado para a primavera europeia de 2026, no caso, o outono do hemisfério sul.
WRC Rally One
É claro que o projeto estará sujeito à homologação da FIA antes de poder competir com 10 carros que deverão ser produzidos em um prazo de 24 meses a partir da data de homologação. A marca deve ter dois carros em pelo menos 50% do calendário do WRC em sua primeira temporada.
"A entrada do Project Rally One no Campeonato Mundial de Rally da FIA é um momento extremamente importante para nós. Sermos os primeiros a apresentar um novo carro para a próxima era do WRC é algo de que estamos extremamente orgulhosos", disse Hansen.
"A introdução dos regulamentos do WRC27 nos deu a oportunidade de dar o passo para o campeonato. A nova estrutura técnica cria o ambiente certo para projetos independentes como o nosso, permitindo-nos desenvolver um carro desde o início e competir com os fabricantes no mais alto nível.
"O progresso que já fizemos nos dá confiança real na direção que estamos tomando. Com o chassi completo e o protótipo agora em montagem, estamos em uma posição forte enquanto nos preparamos para o primeiro shakedown nesta primavera e continuamos o desenvolvimento para a estreia do carro."
O diretor técnico da FIA, Xavier Mestelan Pinon, acrescentou: "A entrada do Project Rally One no Campeonato Mundial de Rally da FIA é uma indicação clara de que essa visão está tomando forma. Ao abrir a homologação para tuners e introduzir uma estrutura técnica econômica e de longo prazo para a categoria, criamos um ambiente em que os tuners podem entrar no WRC em igualdade de condições com os fabricantes".
"O Projeto Rally One ilustra exatamente o que essa visão foi projetada para alcançar e confirma que a nova era do Campeonato Mundial de Rally da FIA já está começando a proporcionar o crescimento e a diversidade que o esporte precisa."
NIC GIAFFONE avalia novatos da F1 e LUCAS MORAES revela bastidores da conquista do Mundial de rally
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.