Mais uma demissão: Andrew Wheatley deixará cargo sênior na FIA

Wheatley desempenhou um papel fundamental na federação desde 2019; Órgão regulador vive instabilidade envolvendo saídas de diretores

FIA flag

FIA flag

Foto de: Eric Gilbert

O diretor de esportes de estrada da FIA, Andrew Wheatley, deixará o cargo no órgão regulador, segundo apuração do Motorsport.com. Os detalhes sobre sua saída ainda não foram esclarecidos. A saída repentina de Wheatley vem na esteira de várias mudanças de pessoal e agitação na FIA nas últimas semanas.

Wheatley ingressou na FIA em 2019 como gerente da categoria WRC antes de ser promovido à função de diretor de rali em 2022.

Leia também:

Isso aconteceu quando o ex-chefe do Campeonato Mundial de Rali (WRC) da Citroën, Yves Matton, deixou o cargo em dezembro de 2021, depois de desempenhar um papel fundamental na introdução dos regulamentos do Rally1 do WRC, lançados em 2022. A função de Wheatley se transformou no cargo de diretor de esportes de estrada este ano.

Essa última saída segue-se a uma série de saídas de alto nível da FIA, após as saídas na semana passada da diretora de corrida da Fórmula 2, Janette Tan, e do comissário de longa data da FIA, Tim Mayer

No mês passado, o chefe de provas da Fórmula 1, Neils Wittich, também deixou a organização e, em outubro, o órgão dirigente se separou do diretor de comunicações Luke Skipper e do secretário-geral de mobilidade Jacob Bangsgaard.

A replacement for Wheatley has yet to be announced

O substituto de Wheatley ainda não foi anunciado

Foto de: M-Sport

No final do ano passado, o diretor esportivo Steve Nielsen e o diretor técnico de monopostos Tim Goss pediram demissão, enquanto a chefe da Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA, Deborah Mayer, também deixou o cargo. A primeira CEO da FIA, Natalie Robyn, também deixou a organização em maio, depois de menos de dois anos no cargo.

Antes de entrar para a FIA, Wheatley trabalhou nos campeonatos de rali da Bélgica e da Polônia. Ele assumiu uma função de desenvolvimento de negócios na equipe britânica de rali M-Sport em 2005, depois de entrar na empresa em 1999.

Foi nessa posição que Wheatley se envolveu nos programas S2000, R2 e R5 da M-Sport, além de seus projetos de corrida com a Bentley na GT3 e o agora extinto Jaguar I-Pace eTrophy.

Wheatley tem estado sempre presente nas etapas do WRC, supervisionando a categoria, e tem estado fortemente envolvido em ajudar a disciplina a traçar seu caminho futuro este ano, incluindo a formação dos regulamentos de 2027, que devem ser divulgados no Conselho Mundial de Esporte Motorizado na próxima semana. O veterano do rali também fez parte da Comissão WRC da FIA.

Com a saída de Wheatley, não está claro quem ocupará o cargo de diretor de esportes de estradas em 2025.

RICO PENTEADO projeta LECLERC x NORRIS e MCLAREN x FERRARI na final da F1 e título de BORTOLETO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Derrota de Norris para Leclerc na briga pelo vice de 2024 será "vergonha"?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Tom Howard
WRC
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior "Mais completos" e "Bons na improvisação": As dificuldades enfrentadas pelos pilotos do WRC

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros