ETCR: Nova categoria de carros elétricos é anunciada
Nova categoria de carros elétricos foi anunciada esta semana; temporada inaugural será realizada em 2020 e tem o brasileiro Maurício Slaviero a frente do projeto
A cada ano, novos campeonatos com veículos elétricos vão surgindo, seguindo a tendência mundial de incentivo à venda de carros elétricos e diminuição da produção de veículos com motores à combustão. A mais nova categoria à se juntar a uma lista que já conta com Fórmula E e MotoE é a ETCR.
Lançada em Paris nesta quarta-feira, a ETCR (Electric Touring Car Racing ou Campeonato de Carros de Turismo Elétricos) composta de carros de turismo, assim como a Stock Car, que utilização motores elétricos. O responsável pela organização do campeonato é o brasileiro Maurício Slaviero, que comandou a Stock Car Brasil por diversos anos. Ele está trabalhando no projeto há cerca de dois anos e meio.
Entre 2020 e 2021, o campeonato terá uma "temporada de demonstração", que inclui entre as etapas um teste de tempo no Festival da Velocidade Goodwood, um dos principais eventos no mundo para amantes de automóveis e automobilismo, e uma demonstração nas 24 Horas de Daytona de 2021. Após essa leva inicial, passará à disputa real, com uma temporada de oito etapas.
O novo campeonato não seguirá o formato convencional do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), que atualmente consiste em uma sessão de classificação e três corridas para cada uma das dez rodadas. Ao invés disso, as montadoras e pilotos do ETCR serão divididos aleatoriamente nos "Grupos de Batalha", compostos de três pilotos cada.
Em cada grupo, os pilotos serão posicionados em "portões" para dar início à competição. Os pilotos seguirão para uma das três corridas de sprint, dependendo de seu ranking da etapa anterior, indo de A até C. Os melhores pilotos do grupo A formarão o pódio da etapa.
Os carros do ETCR utilização uma unidade de potência da Williams, "provavelmente pelos dois ou três primeiros anos", afirmou o chefe da Eurosport Eventos, dona da categoria, François Ribeiro. A partir daí, alguns elementos devem ser abertos às montadoras.
"Não é nenhum segredo, quando você olha para o mundo automotivo que não é uma evolução, mas sim uma revolução que estamos encarando. O esporte a motor não pode ignorar isso. Temos que seguir a indústria automotiva. A Fórmula E promove a tecnologia e não os produtos. Carros de turismo sempre foram ótimas ferramentas para as montadoras promoverem seus produtos. Nós promovemos carros reais", afirmou Ribeiro.
A expectativa da organização é que o campeonato possa atrair seis montadoras para a temporada inaugural, com três pilotos em cada. Até o momento, então confirmadas a sul-coreana Hyunday, a italiana Alfa Romeo e a espanhola Seat.
Segundo Maurício, o objetivo é ter não somente etapas brasileiras no calendário da ETCR, mas também pilotos brasileiros no grid.
"Com certeza estamos atentos e gostaríamos muito de poder correr nos próximos três anos no Brasil. Seria maravilhoso fazer uma corrida de ETCR em Interlagos. Temos dois brasileiros campeões da Fórmula E [Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi] e um na Jaguar i-Pace eTrophy [Sérgio Jimenez], e esperamos ter pilotos brasileiros já correndo na primeira temporada da ETCR. Existem conversas em andamento, e é bem provável que a gente tenha", disse.
O ETCR seguirá o calendário do WTCC em algumas etapas, mas, diferente da categoria principal, o ETCR também deve premiar os construtores ao invés de apenas as equipes.
Veja imagens do evento de lançamento do ETCR
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.