ANÁLISE F1: Por que Verstappen pode se tornar um fator 'coringa' para a McLaren

Silverstone foi um resumo perfeito da temporada do holandês - e também mostrou como ele continua sendo um fator para McLaren, mas de uma maneira diferente

Lando Norris, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing
"Uma corrida horrível". Essas foram as palavras do próprio Max Verstappen para descrever a corrida de domingo, apesar de a corrida ter sido um espetáculo de chuva emocionante para os fãs da categoria. Mas a história completa do GP da Grã-Bretanha é mais profunda. De muitas maneiras, o fim de semana em Silverstone foi um resumo perfeito da temporada do tetracampeão da Fórmula 1 até agora.
Leia também:
Esse paralelo começou já no dia de mídia, quando ele mais uma vez enfrentou perguntas sobre seu futuro. Ele se encaixa na narrativa da temporada: enquanto o desempenho da Red Bull for fraco e o mundo externo estiver esperando por uma decisão, o futuro de Verstappen continuará a dominar as conversas no paddock.

Escolha de configuração reflete a situação da Red Bull

O que aconteceu na pista também refletiu a história da temporada. A Red Bull teve dificuldades na sexta-feira e Verstappen, como tantas vezes, relatou a saída de dianteira - chamando a dirigibilidade do carro de "inacreditável", e não de uma forma positiva.
É um padrão: o RB21 tem uma janela de operação extremamente estreita. Isso ocorre em dois aspectos: primeiro, em termos de condições climáticas. O carro não gosta de calor (como visto na Áustria) e tem dificuldades em curvas lentas, o que significa que a equipe precisa de pistas e condições climáticas muito específicas para desafiar a McLaren.
O segundo aspecto está relacionado à configuração. Depois que isso foi um problema com o carro do ano passado, a janela de configuração do desafiante da Red Bull em 2025 ainda é muito pequena.
Acrescente a isso o fato de que o trabalho no simulador muitas vezes não corresponde à realidade, e isso força a Red Bull a fazer grandes mudanças durante a noite, o que também explica por que a Red Bull frequentemente obtém os maiores ganhos de sexta-feira para sábado.
Às vezes, esses ganhos exigem medidas extremas, como foi visto em Silverstone. A Red Bull optou por usar baixo downforce cortando a asa traseira. Isso funcionou na classificação, mas destaca um contraste:
A McLaren não precisou fazer nada drástico. A Red Bull optou pelo baixo downforce, a Ferrari optou por uma configuração com maior downforce e a escuderia de Woking ficou seguramente no meio. Não é uma coincidência. A equipe austríaca teve que apostar para ser competitiva, o que é um grande contraste com os anos dominantes dos taurinos também.
Em 2022 e 2023, a Red Bull teve o luxo de usar mais downforce em Spa-Francorchamps do que qualquer outra equipe no grid. O RB18 e o RB19 eram tão eficientes em termos aerodinâmicos que continuavam rápidos nas retas, mesmo com o downforce extra e o arrasto, permitindo que os pilotos se beneficiassem da escolha de configuração taurina no setor intermediário sinuoso.
Menos de dois anos depois, essa liberdade para brincar com a configuração desapareceu completamente. Agora a Red Bull precisa correr riscos para continuar na briga e Silverstone evidenciou isso de forma dolorosa.
Juntamente com a configuração de baixo downforce em uma pista molhada, a rodada de Verstappen não ajudou, perdendo oito posições e colocando-o no tráfego de carros do meio de pelotão. Isso prejudicou sua corrida, mas o holandês destacou que, mesmo sem o incidente, o ritmo simplesmente não estava lá.
"Eu não tinha mais ritmo do que qualquer um ao meu redor. Esse era o meu ritmo e isso não era bom", disse ele. "Nossa asa traseira não ajudou, mas mesmo com mais downforce, não teríamos sido capazes de lutar contra a McLaren".
Isso leva à principal conclusão. A Red Bull introduziu um novo assoalho na rodada dupla Áustria-Bretanha, funcionou - mas não é suficiente para virar a temporada. "As atualizações funcionam, isso é certo. Mas não são suficientes, e nós sabemos disso", disse Verstappen.
Marko já havia levantado bandeira branca depois da Áustria, e dobrou a aposta em Silverstone: "Ainda temos algumas peças em desenvolvimento, mas vimos que não é o suficiente. Temos que reconhecer que a McLaren é superior, e será muito difícil chegar perto deles nesta temporada".
Independentemente do clima, o domingo ofereceu outra verificação da realidade com base no ritmo puro da corrida - algo que Verstappen e a Red Bull experimentaram com mais frequência este ano.

Verstappen ainda é um fator para a McLaren - mas de uma maneira diferente

Com um déficit de 69 pontos no campeonato na metade do campeonato, as esperanças de Verstappen no título estão praticamente perdidas. A Red Bull trará mais algumas atualizações em Spa, mas, como todas as equipes, o foco da fábrica já está em 2026.
Virar o cenário da temporada é praticamente impossível, não apenas devido à falta de ritmo, mas também por causa da estreita janela de configuração e das diferenças no gerenciamento de pneus em comparação com a McLaren. Como resultado, Verstappen só pode almejar vitórias em corridas e alguns momentos de destaque, como a volta da pole em Silverstone ou a ultrapassagem sobre Oscar Piastri em Ímola.
Isso ainda é importante, especialmente para a luta pelo título entre os dois pilotos da McLaren. O holandês pode não estar na briga pelo campeonato, mas continua sendo um fator importante.
Com quatro pole positions até agora nesta temporada, ele sempre larga perto da frente, o que significa que os pilotos da McLaren têm de lutar com ele pelo menos nos estágios iniciais da maioria das corridas. E agora Verstappen não tem nada a perder ou a pensar - ele pode apostar tudo nas vitórias de corrida e defender o quanto quiser.
Essa situação é semelhante à das temporadas anteriores a 2021, quando a Red Bull ainda não era uma ameaça consistente ao título e Verstappen corria apenas em busca de vitórias. Ele deu a entender essa mentalidade antes da etapa britânica: "Não estou mais na briga pelo título, então agora podemos apenas nos divertir e lutar por ele".
Isso cria uma nova dinâmica na luta com a McLaren e pode afetar as batalhas na pista com Norris e Piastri. Até que ponto o holandês se defenderá em momentos específicos e estará preparado para correr mais riscos sabendo que o título está fora de alcance? Os pontos de penalidade não são um fator muito importante nisso.
Dois deles expiraram no dia 30 de junho, mas mesmo uma proibição de corrida não prejudicaria Verstappen no campeonato. Também não haverá consequências na classificação dos construtores, já que a Red Bull parece estar no caminho certo para um inevitável quarto lugar, não importa o que aconteça.
Sabendo que Verstappen não tem nada a perder e pode ir com tudo em busca de vitórias nas corridas, os dois pilotos da McLaren podem ter que mostrar um pouco mais de cautela às vezes - mas não muito, pois eles ainda são os principais rivais um do outro e não podem se dar ao luxo de perder pontos na batalha dentro da equipe de Woking.
É uma trama intrigante em uma temporada em que o próprio Verstappen não está mais disputando o título de forma realista. Depois de um fim de semana que resumiu sua temporada, ainda é laranja contra papaia - mas as dimensões dessa luta podem mudar um pouco depois dos dois últimos finais de semana de corrida.

GUTO NEJAIM e FAUSTO MACIEIRA: Márquez x Valentino, MANIAS da DUPLA, 'causos' e MUITA RESENHA!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST traz GUTO NEJAIM para um REENCONTRO HISTÓRICO com FAUSTO MACIEIRA

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Ronald Vording
Fórmula 1
Max Verstappen
Red Bull Racing
McLaren
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Presidente da FIA volta a defender retorno dos motores V8 e entrada de 12ª equipe no grid
Próximo artigo F1: Arrependimento? Horner se esquiva de pergunta sobre contratação de Hulkenberg em 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros