F1: Alonso pede à Aston Martin que “descanse” antes das mudanças técnicas de 2026
Bicampeão mundial acredita que o restante da campanha de 2025 deve ser tratado como um teste

Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
Fernando Alonso pediu à equipe da Aston Martin que encare o restante da temporada 2025 da Fórmula 1 como um teste e aproveite para descansar antes de uma campanha crucial em 2026.
A Aston Martin teve um ano decepcionante até agora, sem conseguir chegar ao pódio pela segunda temporada consecutiva. Os 68 pontos da equipe a colocam na briga pelo sexto lugar no campeonato de construtores, com Racing Bulls e Sauber como seus principais rivais, com 72 e 55 pontos, respectivamente.
No entanto, essa disputa não é tão importante para Alonso, que acredita que a Aston Martin deve experimentar e focar em uma execução impecável nas últimas seis etapas – enquanto descansa para a nova era da F1, com regulamentos renovados de chassis e motor, nos quais a Aston deposita grandes esperanças.
“Nos finais de semana ainda precisamos render no nosso melhor nível”, disse Alonso. “Precisamos manter a motivação alta. Precisamos melhorar em alguns aspectos operacionais para ficar melhores no ano que vem. Então, precisamos usar essas seis corridas como um teste, de certa forma".
“Obviamente, precisamos olhar para o calendário do próximo ano e poupar um pouco de energia. Mesmo correndo forte e viajando nesses próximos dois meses, também precisamos pensar em descansar um pouco agora, no final do ano, para começar janeiro com as baterias totalmente carregadas".
A Aston Martin voltou a pontuar em Singapura após dificuldades nas longas retas de Monza e Baku, mas o que a equipe pode esperar no Circuito das Américas, que tem algumas curvas de alta velocidade?
Quando perguntado inicialmente, Lance Stroll respondeu com naturalidade: “Não sei, vamos ver”, antes de ser pressionado sobre o assunto. “Os circuitos de menor downforce são mais desafiadores para nós”, explicou ele. “Nos de maior downforce, o carro ganha um pouco mais de vida".

Lance Stroll, Aston Martin Racing
Foto: Bryn Lennon / Formula 1 via Getty Images
Enquanto isso, Alonso não tinha certeza do que pensar: “Tivemos alguns desafios nos últimos dois anos aqui – mesmo quando em 2023 o carro estava indo bem, tivemos dificuldades aqui. Precisamos fazer algo diferente dos últimos dois eventos aqui para realmente marcar pontos".
“Ao mesmo tempo, viemos de Singapura com um ritmo rápido. É um final de semana de sprint, que normalmente acho que é uma vantagem para nós".
Ao dizer “fazer algo diferente”, o espanhol se referia ao ajuste do AMR25, mas preferiu não entrar em detalhes: “Acho que o nível de complexidade do ajuste não será compreendido, então não acho que precisamos explicar isso aqui".
Reportagem adicional de Ronald Vording
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.