F1 - Binotto é realista com motor da Audi em 2026: "Impossível que sejamos os melhores"
Marca alemã fará temporada de estreia em ano de mudança de regulamento
O chefe de operações da Audi na Fórmula 1, Mattia Binotto, espera que sua equipe tenha uma unidade de potência inferior em comparação com os rivais mais estabelecidos em 2026.
A marca alemã fará sua estreia como equipe de F1 e fornecedora de motores este ano, após concluir a aquisição da Sauber. Isso coincide com o que é uma das maiores mudanças de regras da história do campeonato, com os carros tendo chassis menores e mais leves e unidades de potência com maior eletrificação.
Mudanças tão drásticas tornam difícil prever a hierarquia de 2026 — o penúltimo lugar da Sauber na classificação do ano passado é obsoleto —, mas ainda se espera que as equipes mais estabelecidas comecem bem.
Isso inclui particularmente a Mercedes e seus clientes, que dominaram a última mudança de motor em 2014, enquanto a Ferrari e a Honda também possuem mais experiência do que os outros dois fornecedores de unidades de potência: Audi e Red Bull Powertrains, ambos estreando em 2026.
Binotto espera que isso tenha um papel decisivo este ano, tendo falado no evento de lançamento da temporada da Audi em Berlim na terça-feira: “Eles têm mais experiência, são uma organização estabelecida".
Mattia Binotto, Audi F1 Team
Foto: Audi
“Se uma equipe ou um fabricante foi excelente no passado, continuará sendo no futuro, isso é certo. Será um desafio muito difícil para nós. Portanto, não espero que nossa unidade de potência seja a melhor desde o início. Isso seria impossível, irrealista. Mas acho que estamos em nossa jornada e precisamos manter o foco em nós mesmos".
Uma área que Binotto acredita que pode atrasar a Audi é a questão da taxa de compressão, que tem sido um assunto recorrente graças à Mercedes e à Red Bull Powertrains, que supostamente encontraram uma brecha nos regulamentos.
O regulamento estabelece que as medições da taxa de compressão, reduzida de 18:1 para 16:1, só serão feitas após o ciclo de trabalho, devido às dificuldades práticas de fazê-lo enquanto o motor ainda está funcionando.
Portanto, diz-se que a Mercedes e a Red Bull estão usando materiais que têm propriedades de expansão térmica que produzem um aumento na taxa de compressão na temperatura de operação.
“É a luta na Fórmula 1, faz parte do nosso trabalho”, disse Binotto. “Não seria normal não estarmos lutando uns contra os outros e, não sei se é verdade ou não. No momento, há apenas rumores de que a Mercedes pode ter projetado um motor de forma que a taxa de compressão possa ser alta e ainda mais alta em condições de calor, mas não sou eu quem deve provar isso".
George Russell, Mercedes W16, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto: Malcolm Griffiths / Fórmula 1 via Getty Images
"Se for verdade, em primeiro lugar, é certamente uma diferença significativa em termos de desempenho e tempo de volta e, sem dúvida, isso faria diferença quando chegássemos à competição na pista", continuou.
Apesar disso, Binotto ainda está confiante de que a Audi pode um dia se tornar uma das líderes da F1, e a meta é que isso aconteça na quinta temporda da equipe.
“Acho que temos todos os meios para um dia sermos bem-sucedidos e nos tornarmos a referência também em termos de motorização”, disse o ex-chefe da Ferrari. “Qual é a nossa tarefa? Sermos bem-sucedidos até 2030. Pode parecer um longo caminho, mas não é. É amanhã ou depois de amanhã e estamos realmente focados em nós mesmos, mantendo a humildade".
“Sabemos que podemos enfrentar problemas durante a temporada, de confiabilidade ou falhas, mas o que mais vai contar para mim é, novamente, a equipe reagir adequadamente. Aprenderemos com os problemas, mostraremos capacidade de progredir e, se formos capazes de evoluir corrida após corrida, sem dúvida que um dia, com todos os meios que temos, com o compromisso da Audi como marca, poderemos nos tornar tão fortes quanto os outros, se não melhores", finalizou.
Audi INCÓGNITA, Hamilton de ENGENHEIRO NOVO, Honda x Mercedes, MAX ZOA LAWSON e + BASTIDORES da RBR!
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários