F1 se aproxima de uso do 'Escudo' e deixa Halo para trás
Categoria deve utilizar conceito apresentado recentemente como proteção para a cabeça dos pilotos, deixando para trás o Halo, já testado pelos pilotos em treinos livres










A Fórmula 1 se aproxima do uso do 'Escudo' como proteção de cockpit para os pilotos da categoria. O Grupo de Estratégia da categoria se reuniu nesta terça-feira (25), em Paris, e tomou a decisão de apoiar a introdução do conceito apresentado recentemente, deixando o Halo para trás.
A proteção de cockpit entrou na agenda da F1 após os acidentes fatais de Jules Bianchi e de Justin Wilson - este, na Indy. Inicialmente, o Halo era o favorito para ser implementado, tendo sido testado durante 2016 por equipes e pilotos nos treinos livres.
Tal conceito, entretanto, dividiu opiniões, especialmente pelo aspecto estético. O Halo seria introduzido neste ano, mas o Grupo de Estratégia adiou a estreia para 2018. Entretanto, o 'Escudo' ganhou o mundo no GP da China, quando a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) apresentou a ideia aos pilotos como uma segunda opção de proteção de cockpit.
Agora, o conceito mais recente é o favorito para ser introduzido, com o aval da FIA. "Uma série de soluções integradas para a proteção frontal foi estudada e uma decisão no sentido de priorizar o 'Escudo' foi tomada", disse a FIA através de um comunicado.
“A FIA planeja realizar testes com o sistema durante esta temporada visando a preparação para introdução da peça em 2018."
Visto como um compromisso entre segurança e estética, o 'Escudo' gerou reações distintas entre os pilotos.
Entre os que foram a público, Daniil Kvyat e a dupla da Haas, Kevin Magnussen e Romain Grosjean, mostraram-se céticos quanto ao projeto, enquanto Felipe Massa ressaltou que a segurança é mais importante do que a estética.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.