F1 - Verstappen: 'Não é realista pensar que posso disputar com as McLarens em Spa'
Holandês larga em quarto e, mesmo com previsão de chuva, não se vê em posição de desafiar o MCL39

Max Verstappen conseguiu se impor contra Oscar Piastri na largada da Sprint em Spa-Francorchamps e, mesmo que tenha sido perseguido ao longo de toda a etapa pelo carro papaia, o australiano não foi capaz de recuperar a vitória. Porém, para a corrida principal da Fórmula 1, largando em quarto e com previsão de chuva, o tetracampeão não está confiante de que poderá fazer muito contra a equipe de Woking.
A Red Bull mudou as configurações do RB21, pensando em ganhar alguns milésimos caso chova neste domingo (27), por isso Verstappen foi um pouco mais lento na pista seca durante a classificação. Depois de um desempenho "não muito bom" no Q3, 0s341 segundos abaixo da pole de Lando Norris, o holandês mantém os pés no chão.
"Acho que deveríamos estar lutando pelo P3, realisticamente falando", disse Verstappen. "Em condições de pista seca, pelo menos.
"A chuva sempre pode causar um pouco de caos, mas a McLaren normalmente tem uma vantagem ainda maior. Portanto, o P3 é a posição mais alta que se pode alcançar".
Tem chovido quase continuamente em Spa-Francorchamps desde as 6h da manhã de domingo [no horário da Bélgica], e é improvável que a precipitação diminua o suficiente para que a pista fique seca hoje.
A principal preocupação de Verstappen é a tendência da Red Bull de superaquecer - e, consequentemente, degradar - os pneus para pista molhada muito mais rapidamente do que a McLaren. Isso se aplica ao composto totalmente molhado, que raramente é usado, e aos pneus intermediários.
"A McLaren é ainda mais forte no molhado do que no seco, porque o superaquecimento é ainda maior, é claro, em um intermediário, então eles têm isso muito bem sob controle", insistiu.

Oscar Piastri, da McLaren, e Max Verstappen, da Red Bull Racing, em Silverstone
Foto de: Glenn Dunbar / LAT Images via Getty Images
"Todas as vezes que pilotamos na chuva, não tivemos nenhuma chance. Isso não vai mudar de repente".
"Eles ainda estão quilômetros à nossa frente em termos de gerenciamento de pneus. Quero dizer, se você tem isso, é quase imbatível".
Para agravar a situação de Verstappen, as atualizações da Red Bull neste fim de semana, embora não tenham sido ineficazes, aparentemente não conseguiram melhorar o comportamento complicado do RB21.
"Acho que elas funcionam, mas ainda não me dão o equilíbrio que eu quero para realmente atacar uma curva", lamentou. "Esses problemas continuam os mesmos".
Daí uma volta de classificação abaixo do ideal, com "muito giro de roda" na saída da Eau Rouge e, portanto, algum trabalho ainda a ser feito pelos engenheiros da Red Bull. Por outro lado, que também não está muito confiante de que conseguirá atacar as McLarens é Charles Leclerc, que conseguiu a terceira posição na largada.
"Não acho que [a chuva] seja um ponto forte para o nosso carro no momento", disse o piloto da Ferrari. "Estamos realmente com dificuldades".
"Mas, dito isso, cada fim de semana é diferente. Vamos aprender com o passado e ver o que é possível fazer amanhã. Só poderei dizer após as primeiras voltas para ver onde estamos. Mas tentarei olhar para frente antes de olhar para os espelhos".
Reportagem adicional de Ronald Vording
Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN
Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.