Fórmula 1 GP da Arábia Saudita

FIA aprova entrada da GM como fornecedora de motores da F1 a partir de 2029

Marca americana de automóveis irá entrar na categoria em 2026 com a Cadillac - mas não como fornecedora de motores; saiba mais

Logo General Motors

Foto de: General Motors

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou, na manhã de quarta-feira (23), a entrada da General Motors como fornecedora de motores para a Fórmula 1 a partir de 2029.

Leia também:

Em publicação nas redes sociais, o órgão regulador oficializou a chegada da montadora americana como fabricante das unidades de potência para a F1.

A GM já vai estar envolvida com a categoria a partir de 2026, com a sua marca Cadillac, mas que, nesse início, utilizará os motores da Ferrari.

Em nota divulgada pela FIA, o presidente Mohammed Ben Sulayem afirmou: “Há mais de dois anos, a FIA aprovou a inscrição de uma décima primeira equipe no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, guiada pela minha visão de expandir o grid e trazer novos talentos e oportunidades para o nosso esporte. Embora o processo tenha sido desafiador em alguns momentos, o progresso que vemos hoje confirma que a jornada valeu a pena".

"A aceitação da GM Performance Power Units LLC como fornecedora aprovada de unidades de potência para o Campeonato, que começa em 2029, marca mais um passo na expansão global da Fórmula 1 e destaca o crescente interesse de fabricantes automotivos de classe mundial, como a General Motors".

“A dedicação deles à inovação, sustentabilidade e competição está totalmente alinhada com a visão da FIA para o futuro do nosso esporte. Também fortalece nosso compromisso em tornar o automobilismo mais acessível e inclusivo em todo o mundo, acolhendo novos fabricantes, avançando na tecnologia e nos conectando com uma base de fãs mais ampla e diversificada".

No início deste ano, o veterano da indústria Russ O'Blenes foi nomeado CEO da GM Performance Power Units LLC. "Com esta aprovação da FIA, continuaremos a acelerar nossos esforços para trazer uma unidade de potência de F1 fabricada nos Estados Unidos para a rede", disse O'Blenes.

A nota também afirma que o desenvolvimento e os testes da GM estão em andamento, enquanto os planos estão em andamento para abrir uma instalação dedicada à Performance Power Units LLC perto do Centro Técnico da GM em Charlotte (EUA) em 2026.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #331: Bortoleto, Hamilton e cia. | Com Maumau

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Redação Motorsport.com
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Leclerc estabelece 'prazo' para Ferrari melhorar o desempenho em 2025
Próximo artigo F1: Após crise envolvendo saída de executivo na FIA, Ben Sulayem nomeia novo candidato à vice-presidência

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros