F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc
Ex-chefe da Haas criticou John Elkann por culpar publicamente dupla da Scuderia pelas dificuldades da equipe
O ex-chefe de equipe da Haas, Guenther Steiner, criticou o presidente da Ferrari, John Elkann, por suas críticas públicas aos pilotos de Fórmula 1 Lewis Hamilton e Charles Leclerc.
Após o GP de São Paulo, que fez com que a equipe de Maranello caísse do segundo para o quarto lugar na classificação dos construtores, Elkann disse à Sky Sports Italy que Hamilton e Leclerc precisavam passar mais tempo dirigindo e menos tempo conversando.
"O Brasil foi uma grande decepção", disse o executivo ítalo-americano. "Olhando para o campeonato de F1, podemos dizer que temos nossos mecânicos, que estão basicamente vencendo o campeonato com seu desempenho e tudo o que foi feito nos pitstops. Nossos engenheiros, sem dúvida, melhoraram o carro. Mas quando se trata do resto, ainda não está à altura".
"E certamente temos pilotos que precisam se concentrar em correr e falar menos. Ainda temos corridas importantes pela frente, e não é impossível chegar ao segundo lugar [na categoria de construtores]. Essa é a mensagem mais importante, porque o próprio Bahrein é a demonstração de que, quando todos na Ferrari trabalham juntos, nós vencemos".
Os comentários atraíram reações de muitas pessoas do setor, incluindo Steiner. "Ele pode criticar porque, no final das contas, ele é o chefe, mas acho que ele não deveria fazer isso em público", explicou Steiner durante uma participação no The Red Flags Podcast. "Com Lewis, você sabe... Mas Charles, o cara coloca seu coração e alma nisso, em tudo. O que mais você quer de Charles?"
"Não é uma boa liderança dizer: 'Esse cara está fazendo tudo certo, os mecânicos são bons, os engenheiros são bons, mas vocês são ruins' em público. E nenhum comentário sobre Fred. Acho no mínimo estranho fazer um comentário como esse, vindo de uma pessoa desse nível da empresa, o nível mais alto. Ele não precisa pedir a ninguém para fazer ou não fazer isso".
Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Ferrari
Foto de: Ferrari
"Mas se você não tem nada de bom a dizer, não diga nada nessa posição. Obviamente, eles venceram o campeonato de carros esportivos [WEC], o que os parabeniza, mas não se pode comparar os dois campeonatos. Você ainda precisa vencer e eu respeito o fato de eles terem vencido, é muito legal, mas no final é um campeonato de equilíbrio de desempenho. A Fórmula 1 são outros quinhentos".
"Não estou desvalorizando o que eles ganharam nos carros esportivos, mas dizer 'veja o que é possível fazer'... sim... que tal ajudar a fazer isso acontecer?"
O ex-chefe da Haas também chamou a atenção de Elkann por criticar os pilotos que ele participou da contratação. "Além disso, quem decidiu [contratar] os pilotos? Às vezes é preciso se olhar no espelho. Com certeza ele concordou em contratar Lewis, esse é o meu entendimento", continuou Steiner. "Eu critiquei esse cara, mas eu o escolhi, talvez eu tenha feito algo errado. Se ele tomou a decisão errada, se ele acha isso".
"Não sei o que eles [Hamilton e Leclerc] disseram. Não entendi. Talvez ele estivesse um pouco emocionado quando disse isso, eles ganharam o campeonato [WEC] e nem sequer chegaram aos pontos, os dois carros abandonaram no Brasil, você pode imaginar como ele ficou desapontado? Talvez ele tenha ficado um pouco chateado".
Norris CALA BOCA de geral, Bortoleto com hype de RUBINHO, Max ‘simplão’, CAOS na Ferrari e mais
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.