Times discordam de regra de pneus proposta pelo Grupo de Estratégia
Planos para mudar regras de compostos em 2016 continuam no limbo após equipes não concordarem em unanimidade com mudança.



Este assunto foi debatido pelos chefes de equipe e a FIA em uma reunião da Comissão de Trabalho do Esporte em Montreal.
A proposta original, apresentada pela Force India, foi para que os times fossem autorizados a escolher antecipadamente qual dos quatro compostos de pneus gostariam de usar a cada fim de semana de corrida.
No entanto, encontrar um conjunto de regras que satisfaçam ambas as equipes e a fornecedora de pneus da F1, a Pirelli, não tem sido simples. Entende-se que na reunião quatro regras - apresentadas pela Pirelli, Red Bull, Mercedes e McLaren - foram discutidos.
Entre as ideias discutidas estavam: ter até seis compostos de pneus; ter três compostos em uso por fim de semana; pilotos não começarem as corridas com o mesmo pneu da classificação, e até um sistema "coringa", que permite que as equipes selecionam seus próprios pneus de quatro a cinco vezes por ano.
Não houve consenso sobre um conjunto de regras. Tudo deve ser empurrado para a frente, passando por aprovação do Grupo de Estratégia.
Ponto de discussão
A principal preocupação da Pirelli é a escolha de um composto extremo pelas equipes. Algo que vá gerar problemas ao longo de um fim de semana de GP. O receio é que os times depois culpem a fornecedora de pneus pelos defeitos.
A empresa italiana deixou isso bem claro quando resumiu os objetivos de sua proposta, dizendo que os planos não devem "pôr em perigo a segurança e nem a reputação da fornecedora de pneus."
A marca foi enfática ao dizer que qualquer alteração nos regulamentos deve continuar fornecendo "a melhor publicidade para o fornecedor de pneus, fazendo a escolha e o uso de um pneu ponto de discussão antes e durante o fim de semana de corrida."
A Pirelli também deu uma ideia logística envolvida, sugerindo que as equipes escolham seus pneus para as primeiras corridas da temporada já em Novembro do ano anterior, e façam suas seleções para a última parte da temporada em abril.
É provável que as propostas sejam revistas antes de ser discutidas novamente. Qualquer alteração das regras para 2016 exige a aprovação unânime das equipes.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.